Na Quinta de Santa Cristina há vinho, espumante e atividades para toda a família

A Quinta de Santa Cristina tem uma longa história na produção de vinho verde. (Fotografia: DR)
Esta propriedade familiar com vista para as serras do Marão e do Alvão, em Celorico de Basto, está no mapa dos Vinhos Verdes, tanto pelo vinho e espumante, como pelo enoturismo. Propõe atividades que envolvem toda a família e convida a explorar não só a quinta, mas também a região.

Inserida na sub-região de Basto, a Quinta de Santa Cristina tem já uma longa história na produção de vinho verde. A propriedade está na mesma família há várias gerações -o avô e bisavô de Mónica Pinto já vendiam vinho a granel, como era habitual nas quintas minhotas, muito antes de nascer a marca que hoje encontramos no mercado. Mónica chegou a participar nas vindimas ainda em criança, mas só em 2004, quando o pai, António Pinto, herdou o terreno, é que a Quinta de Santa Cristina começou a comercializar vinho com rótulo próprio.

À quinta de família, delimitada pelas serras do Marão, Alvão, Fafe e Cabreira e pelo rio Tâmega, acabaram por se juntar mais propriedades ao redor, que compõem um total de 60 hectares de vinha e pomar. Nesses terrenos crescem cerca de 14 castas distintas. Entre as tradicionais dos Vinhos Verdes e uvas estrangeiras, há uma em particular que é “a menina dos nossos olhos”, admite a família: a batoca, uma casta típica da sub-região de Basto e que dá origem a um vinho monocasta.

(Fotografia: DR)

Na adega, construída em 2012 perto da casa antiga, são também produzidos os espumantes da casa. Além do vinho – a propriedade vende ainda queijos e compotas – a Quinta de Santa Cristina também se destaca pelo enoturismo, com vários programas que proporcionam momentos memoráveis entre as vinhas e envolvem toda a família.
A vista panorâmica para as serras é o cenário de fundo para as visitas à quinta e à adega, que podem ser conhecidas em caminhadas e piqueniques em terraços sobre o vinhedo. Até dia 26 de setembro está disponível um programa de vindimas, que convida os visitantes a participar na apanha da uva, com direito a espumante de boas-vindas e almoço volante de sabores regionais.

(Fotografia: DR)

Este programa partilha o protagonismo com muitos outros (disponíveis com reserva prévia), que não dispensam as típicas provas de vinhos harmonizadas com tábuas de petiscos (existe opção vegetariana), e visitas guiadas pela propriedade. Junta-se ainda a plantação de videiras, passeios de 4×4 e ainda rafting e canyoning no rio Tâmega. Havendo crianças, todos os programas podem ser adaptados, e enquanto os adultos provam os vinhos e espumantes da quinta, os mais pequenos têm direito a uma prova de sumos especial.

Dados
Quinta de Santa Cristina

Produção anual: 600 mil garrafas
Vinhos: Quinta de Santa Cristina Batoca
Quinta de Santa Cristina Arinto Dulce
Quinta de Santa Cristina Grande Escolha
Quinta de Santa Cristina Padeiro
Quinta de Santa Cristina Espumante Super Reserva Bruto

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend