Vinhos que rimam com verão: sugestões para churrasco, marisco e cozinha oriental

Já foi tempo em que os três meses estivais configuravam a silly season! Este ano, o verão tem contornos de liberdade e alegria, apesar das muitas perdas lamentáveis de vidas por todo o Mundo. É imperativo por isso celebrar a vida, e fazê-lo na melhor companhia. Isso fica com cada um, nós tratámos apenas de seleccionar os vinhos para cada situação, consoante as bolsas e as vontades. Aqui ficam sugestões para acompanhar churrascos, marisco e cozinha oriental. Boas provas! Bom verão! E boas férias!

CHURRASCO
Desde o pequeno fogareiro até à máquina mais complexa, a força do churrasco está no ar livre e na companhia solta e animada daqueles que amamos. O segredo está na preparação das melhores peças, e os vinhos que selecionámos para si são todos eles flexíveis e amigos das brasas. Não se esqueça, contudo de os refrigerar, na canícula sabe bem e em campo aberto rapidamente passam da temperatura ideal. Ideal é ter um frapé grande com gelo e água para manter tudo fresquinho e pronto a beber.

 

Acessível
Javardo by Valle Madruga Trás-os-Montes tinto 2018 (14%) | Erta Soc. Agr.
Cor rubi média, reflexos carmim. Nariz de rosmaninho e notas balsâmicas de esteva. Boca marcada pela frescura e equilíbrio, de certa forma inesperada para um vinho de entrada de gama. Na continuação de prova mostra especiarias e vigor, tornando-o bom companheiro para o churrasco.
Nota: 16,5
Preço: 4 euros

Descoberta
Pedro Milanos Douro tinto 2017 (13,5%) | Luísa Valente
Touriga Nacional, Touriga Franca, Tinta Barroca e Tinta Roriz. Cor granada profunda, quase tinta da China. Aromas de ameixa-preta cozida, esteva e noz-moscada. Na boca mostra-se copioso na entrada, evoluindo depois em elegância apoiado em notas florais e minerais. Surpreende pelo desempenho ao ar livre em torno da boa grelha e das boas peças de carne.
Nota: 17
Preço: 7,50 euros

 

Extravagante
Quinta de S. Sebastião Reserva Lisboa tinto 2015 (14%) | Quinta de São Sebastião
Merlot, Touriga Nacional e Syrah. Cor vermelha-escura aberta, reflexos rubi. No nariz, sugestões de fruta de caroço cozida e folha de eucalipto. Cheio e copioso na boca, evolui no palato com notas de fruta de arbusto em compota e sugestões de cedro, final suave e equilibrado. Harmoniza de forma exótica com a parafernália de temperos, aromas e texturas de um bom churrasco.
Nota: 17
Preço: 17,50 euros

 

CASCARIA
Saudades do debulhe manual de camarões, ostras e sapateiras, entre tantos outros crustáceos do nosso contentamento! Família e os amigos reunidos à mesa colorida, gargalhadas soltas, corrupio dos mais novos e muito sabor, é que mais desejamos. É tempo de instalar as coleções de conchas de que depois vamos reter meia dúzia para mais tarde recordar. Não facilite na escolha do vinho e siga as nossas recomendações. Como sempre, esperamos que sejam mais pontos de partida que obrigações. Na falta da ideias, pode ir por nós.

Acessível
Catarina Setúbal Branco 2019 (13%) | Bacalhôa
Fernão Pires (67%), Chardonnay (25%) e Arinto (8%). Parte da casta Chardonnay fermentou e estagiou 3 meses em barricas de carvalho-francês. Marca produzida desde 1981, criada em homenagem a D. Catarina de Bragança. Grande parceiro do debulhe marisqueiro.
Nota: 17
Preço: 6 euros

 

Descoberta
Magma VerdelhoBranco Biscoitos 2018 (12,5%) | Ad. Coop. Biscoitos
100% Verdelho. Cor amarela dourada, aromas de maçã-verde e vagens frescas de ervilhas, num fundo floral atraente. A boca é a um tempo terrosa e cítrica e evolui devagar na boca para terminar em impressões de gengibre. Mestres enólogos Anselmo Mendes e Diogo Lopes, tudo no sítio para a boa empreitada de marisco.
Nota: 17,5
Preço: 18 euros

Extravagante
Mar de Rosas Lisboa Rosé 2019 (12,5%) | Casal de Sta. Maria
Touriga Nacional, Pinot Noir e Syrah. Cor rosada nacarada, reflexos rubi. Aromas cítricos em primeiro plano, seguidos de impressões de infusão de jasmim e fruta de arbusto, bouquet complexo e agradável. Boca copiosa, a responder muito bem aos desafios do marisco cozido, final salino de grande elegância. Pode bem ser o melhor rosé de Portugal.
Nota: 18,5
Preço: 23 euros

 

 

ORIENTALIDADES
Seja em saída em grupo, seja em home delivery, um bom sushi é glorioso e uma festa a que ninguém se nega. A boa e tradicional cozinha chinesa ou um caril verde tailandês também podem apetecer muito. Assim como uma boa sopa ramen pode ser uma opção válida para os mais aventureiros, e não podia estar mais na moda. O chá é indispensável, mas nós entendemos que o vinho também não pode faltar. Neste capítulo, sofisticação é o grande imperativo, pelo que há que fazer a viagem com a artilharia vínica adequada.

Acessível
Maria Mansa Douro branco 2019 (13%) | Quinta do Noval
Viosinho (50%), Gouveio (35%) e Rabigato (15%). Só 10% do vinho fermentou e estagiou em madeira, o restante passou apenas por inox. Cor amarela dourada, aromas florais e de alperce maduro, com notas de mel. Na boca começa fino, fresco e delicado, para abrir em sugestões tropicais, toranja e ananás. Final médio, sem perder o equilíbrio. Reage bem ao sushi e sashimi.
Nota: 17,5
Preço: 10,50 euros

 

Descoberta
Pequenos Rebentos Alvarinho Verde branco 2019 (13%) | Márcio Lopes
100% Alvarinho. Notas aromáticas de alperce maduro e florais, com sugestões de jasmim. Na boca é vibrante e comprido, ganhando nuances à medida que vai evoluindo no palato. Delicioso com um caril tailandês bem picante, é aposta canónica para assessorar uma boa sopa ramen.
Nota: 18
Preço: 9,50 euros

 

 

Extravagante
Atlantis Verdelho Reserva Madeirense branco 2018 (12%) | Madeira Wine Company – 31 euros
Uvas de parcela única na Fajã da Ovelha, Raposeira. Cor amarela dourada, nariz de cogumelos frescos, gengibre e toranja. Na boca é uma sequência quase ensaiada de impressões florais primeiro, depois especiaria – pimenta-branca e cravinho – e finalmente salino fumado, terminando seco, como os grandes vinhos do Mundo. Bom desempenho com galinha estufada no pote com gengibre.
Nota: 18,5
Preço: 31 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend