Vinhos para todas as férias: praia, românticas, na estrada e sob céu estrelado

Vinhos para todas as férias: praia, românticas, na estrada e sob céu estrelado
A cada momento, o seu vinho. O verão está aí a chamar encontros festivos e outros mais Íntimos. As sugestões são para todos os gostos e todas as bolsas.

FIM DE TARDE NA PRAIA
Roupa ligeira, banho tomado, é bom dar as boas-vindas à lazeira e ao descanso, após um dia de praia bem vivido. O corpo precisa e agradece, a alma pede. É a altura em que estamos a deixar-nos seduzir pelo sossego da noite e também quando as crianças já estão no seu recolhimento, ou prestes a estar. O bom enófilo tem sempre a estratégia montada para entrar na noite com petiscos, pratos e petiscos que afinal a todos agradam. E obviamente todos contam com boas surpresas vínicas.

Acessível
Adega de Borba Premium Alentejo rosé 2018 (12,5%) | Ad. Coop. Borba
Aragonez, Syrah e Touriga Nacional. 40% do mosto lágrima fermentou em barricas de carvalho e castanho, estagiando depois cerca de 6 meses. Cor carmim aberta, aromas balsâmicos de caruma verde e esteva, evidenciado notas de lima e de bagas de arbusto. Na boca mostra estrutura firme e focada, evoluindo para noz-moscada e pimenta-branca, final longo e complexo. Excelente para ver o sol cair enquanto o petisco vai passando pela mesa.
Nota: 17
Preço: 6 euros

Descoberta
Herdade Grande Gerações Col. Seleccionada Alentejo tinto 2015 (14%) | António Lança
Alicante Bouschet, Syrah, Cabernet Sauvignon, Touriga Nacional e Touriga Franca, estas duas em menor percentagem. Estágio de 12 meses em barricas de carvalho-francês (80%) e americano (20%). Granada profundo na cor, aromas de ameixa cozida com toques cítricos, na boca é poderoso e ao mesmo tempo aveludado. Grande parceiro para uma boa caldeirada à fragateira.
Nota: 17,5
Preço: 15 euros

Extravagante
Palácio dos Távoras Baga Parcela CB Trás-os-Montes tinto 2016 (14%) | Costa Boal
100% Baga. No nome do vinho, CB significa Carolina Boal, filha do proprietário, António Boal. Ainda criança em 2012, participou na plantação desta vinha. Cor rubi aberta, reflexos carmim cristalinos. Nariz de flores silvestres e cereja madura, na boca revela impressões de café torrado e chocolate preto. Muito fino e lento na evolução, final ligeiramente salino sem perder a harmonia. Imbatível com sardinhas assadas ou polvo à lagareiro.
Nota: 18
Preço: 20 euros

 

NÓMADAS

Quando as férias vão ser itinerantes, seja em autocaravana ou de carro, não podemos ser muito ambiciosos quanto aos vinhos que vamos levar connosco, e o que vamos comer depende afinal de muitos fatores, que só o desenrolar da viagem vai revelar. Pensámos por isso em vinhos multiusos, que nos vão surpreender pela flexibilidade à mesa. E assim é como resolver a variável mais difícil da equação, sem perder pitada do gozo e diversão do nosso querido e merecido verão.

Acessível
Avidagos Douro tinto 2017 (13,5%) | Quinta dos Avidagos
Touriga Nacional, Tinta Roriz, Touriga Franca e Tinta Barroca. Granada profundo na cor, aromas de caruma verde e ameixa-preta cozida. Fino e equilibrado na boca, tem boa persistência e final ligeiramente salino. Muito flexível na harmonização com comida, é excelente companhia em viagem.
Nota: 16
Preço: 5,50 euros

 

Descoberta
Herdade do Sobroso Cellar Selection Alentejo branco 2019 (13%) | Herdade do Sobroso
Antão Vaz e Alvarinho. Fermentação em inox por castas, depois o lote estagia por algum tempo em madeira. Cor amarela dourada. Aromas de nêspera madura e alecrim fresco, na estamos no património cítrico, raspa de toranja a dominar para depois evoluir para um registo de pistáchio seco, final salino e muito fresco. Peixe, carne, grelhados, estufados, acompanha facilmente grande diversidade de pratos.
Nota: 17,5
Preço: 17 euros

Extravagante
Índio Rei Grande Reserva Dão branco 2017 (13,5%) | Amora Brava
100% Encruzado, vinhas velhas. Amarelo dourado na cor, no nariz sugere querosene, flores do campo e mel. Na boca abre em toranja, mostrando depois líchias, noz-moscada e notas terrosas e salinas que evocam trufas e cogumelos frescos. Final longo e muito fino. Vinho para brilhar e para se sentir brilhante, é um dos grandes Encruzados actualmente disponíveis.
Nota: 18,5
Preço: 40 euros

 

SÓ EU E AS ESTRELAS
Seja com um bom charuto, seja perante o petisco favorito, as férias são de todos mas são nossas também, e merecemos aquele mimo que o ano e a vida não nos deu. E todos temos pequenos prazeres que gostamos de gozar a sós. Uma cadeira ao relento, uma mesinha ao lado com um copo de vinho servido e um pratinho com aquilo que nos alegra a alma, e temos solilóquio rico pela noite fora! Não é justo que o amante de bons vinhos fique indefeso perante esses raros e desafiantes momentos.

Acessível
S. Sebastião Touriga Nacional Lisboa tinto 2017 (14%) | Quinta de São Sebastião
Cor granada profunda, nariz de pólvora, com notas balsâmicas de caruma de pinheiro. Na boca surge primeiro a ameixa-preta cozida, abrindo depois sugestões de pimenta-preta e noz-moscada. Final médio mas rico e equilibrado. Um Touriga Nacional diferente e contracorrente, de personalidade bem marcada. Ideal para aqueles momentos em que precisamos do silêncio absoluto para deixar falar a alma.
Nota: 16,5
Preço: 7 euros

 

Descoberta
Busto Grande Escolha Douro branco 2017 (14%) | Quinta da Barca
Rabigato, Malvasia Fina, Viosinho e Arinto. Entrada completamente neutra na boca, a denunciar equilíbrio notável. Evolui na boca muito devagar, com sugestões de fruta de caroço, e notas balsâmicas de caruma. Final salino, sempre em equilíbrio. Excelente com um queijo curado, para ir debicando.
Nota: 18,5
Preço: 35 euros

Extravagante
Phenomena Pinot Noir Douro rosé 2019 (12%) | Quanta Terra
Uvas do planalto granítico e de transição de Alijó. Estagiou 6 meses, dois terços em cuba inox, um terço em barricas novas e usadas de carvalho-francês. Acidez bem trabalhada, frescura impressionante, é um daqueles prazeres hedonistas que de vez em apetece mesmo. Todos precisamos e merecemos.
Nota: 18
Preço: 25 euros

 

DESPEDIDA DE SOLTEIRO
As despedidas de solteiro fazem parte das celebrações com grupos de amigos com quem temos mais intimidade e que nos vão ajudar a criar um marco biográfico nas nossas vidas. Festa longa, bem gozada e regada, a tónica é sobretudo de informalidade. Os vinhos devem por isso ser eles também festivos e que aguentem o tempo e a prova. Muitos guardam parte das garrafas para festejar o primeiro aniversário de casamento, e nós achamos ótima ideia! Não há desculpa para não começar logo ali a sua primeira garrafeira.

Acessível
Quinta dos Castelares Reserva Douro branco 2018 (13,5%) | Casa Agr. Manuel J. Caldeira
Vinho biológico produzido a partir de Códega do Larinho, Rabigato e Gouveio. Vinha em Freixo de Espada à Cinta, altitude 600 metros, solos de xisto pedregosos. Amarelo-palha na cor, nariz floral com sugestões de toranja. Boca muito definida e focada, notas salinas em contraponto com fruta de caroço madura. Belíssimo vinho de companhia e celebração, a cobrir bem a mesa petisqueira e de pratos de tacho.
Nota: 17
Preço: 12 euros

Descoberta
Anel Reserva Douro tinto 2017 (14%) | Márcio Lopes
Touriga Nacional, Touriga Franca e Vinhas Velhas na margem esquerda do Douro, cotas entre 150 e 250 metros, uvas pisadas a pé. Granada profundo na cor, quase tinta da China. Nariz de ameixa e ginja maduras no primeiro plano, fundo balsâmico com sugestões florais. Boca elegante, sem excessos, a permitir a impressão de leveza e harmonia do princípio ao fim. Taninos muito finos, estrutura bem urdida, vinho muito flexível, dado por isso à festa nos seus diferentes momentos.
Nota: 18
Preço: 9,50 euros

Extravagante
Quinta do CumeVinhas Velhas Douro tinto 2016 (13,5%) | Quinta do Cume
Uvas da parcela Fontão, da quinta. Estagiou 18 meses em barricas novas de carvalho-francês. Cor rubi profunda, reflexos violeta. Nariz de ameixa cozida com sugestões de urze e flores silvestres. Entrada de boca muito equilibrada e una, a criar frescura e elegância. Muito especiado na continuação de prova, a sugerir pimenta preta e noz-moscada, termina longo e vagaroso em notas salinas e de grafite. Inesquecível.
Nota: 18,5
Preço: 30 euros

 

ROMANCE
Quer pertença ao grupo dos românticos incuráveis quer seja radicalmente contra declarações públicas de amor, há sempre os dias em que vai mesmo querer ter momentos a sós com a pessoa mais querida. Claro que não há vinho algum específico para o efeito, mas pode bem ser um excelente desbloqueador para dizer em atos o que não consegue com palavras. Nem que o tema seja o próprio vinho! Todos os que lhe propomos têm muito para dizer. E beber!

Acessível
Titular Encruzado Reserva Dão branco 2018 (13,5%) | Caminhos Cruzados
100% Encruzado, uvas provenientes da vinha circundante da adega. Parte do lote fermentado em barrica, com battonage. Amarelo citrino na cor, aromas florais muito pronunciados complementados por notas de gengibre e cogumelos secos. Convida à partilha silenciosa a dois, tanto de um peixe grelhado como de um bom gelado.
Nota: 17,5
Preço: 13 euros

Descoberta
Aneto Cerceal Espumante Bruto branco Douro 2016 (12,5%) | Sobredos
100% Cerceal. Produzido pelo método clássico. Dégorgement em maio de 2018. Francisco Montenegro é um dos grandes enólogos do nosso país e tem uma capacidade invulgar de perceber em determinado terroir o melhor estilo de vinho que ele é capaz de dar. Está aqui uma total surpresa, no difícil capítulo dos espumantes.
Nota: 18
Preço: 25 euros

Extravagante
Chaquedas Lote 5 Grande Reserva Douro tinto 2017 (14,5%) | Quinta das Chaquedas
Vinha centenária no vale do rio Torto, enologia nas mãos do experiente Jorge Alves, que aqui se esmerou, apresentando um binómio concentração/elegância difícil de atingir. Cor granada profunda, quase opaca. Aroma de ameixa preta cozida e ginjas maduras ponteado por impressões de noz-moscada. Entrada de boca poderosa e ao mesmo tempo elegante, grande flexibilidade gastronómica, ideal para coroar momentos de intimidade.
Nota: 18,5
Preço: 35 euros




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend