Vinhos do porto para oferecer à mãe enófila

(Fotografia: Rodrigo Cabrita/GI)
A proposta de oferecer um vinho do Porto à mãe no dia que lhe está reservado no calendário faz todo o sentido. Longanimidade, coração e doçura são atributos maternais inefáveis, que devemos acarinhar e por que nutrimos enorme gratidão, e a mãe tem-nos todos. Alinhámos algumas sugestões, para estilos e carteiras diversas.

Entramos no capítulo hedonista, departamento que está longe de ser território exclusivamente masculino. Em primeiro lugar, é bom dar à mãe uma relíquia para guardar para um grande momento, e dar-lhe o comando de uma celebração com o melhor. Depois, saber que tem valor tanto sentimental quanto real, e que vai valorizar em mais do dobro ao fim de uns anos.

E finalmente, e porque isso é muito importante para o vinho do Porto, poder cumprir os pequenos prazeres da vida. Fumar um charuto, por exemplo, sozinha ou partilhando-o com o pai, é brilhante com um tawny velho, pelas muitas nuances de sabor e pela simpatia de sabores que se estabelece.

É preciso, claro, renunciar totalmente ao pré-estabelecido e ao preconceito, que sabemos não ser grande conselheiro em nada. E para lá de toda a experiência de harmonização, e do prazer directo do consumo, está também o prazer de coleccionar. De ir acrescentando devagar ao que já existe. O prazer de ter também tem muito a ver com o vinho do Porto.

TAYLOR’S VERY OLD SINGLE HARVEST PORTO TAWNY 1969 (20%) THE FLADGATE PARTNERSHIP 280 EUROS
Vinho lançado há pouco tempo, é o mais recente membro da família de single harvests começada com o 1964 e que a casa tem vindo a lançar em anos consecutivos, celebrando a história e ao mesmo tempo mostrando a força e beleza dos seus tawnies. Difere bastante dos cinco que até agora foram lançados, pela austeridade e pronunciamento da acidez. Irá bem com bom queijo Stilton.

KOPKE VERY OLD DRY WHITE PORTO (20%) SOGEVINUS 290 EUROS
Porto branco brilhante a todos os títulos, é um dos candidatos a melhor do mercado, em termos absolutos. Por bizarro que possa parecer, é também a melhor companhia para uma bola de sardinha ou bacalhau feita à moda de Lamego, pela capacidade de resolver a componente lêveda e sobretudo pelo quanto exalta a proteína dominante. Vinho de antologia.

DALVA PORTO GOLDEN WHITE 1963 (20%) C. DA SILVA 150 EUROS
Extraído dos bons stocks de vinhos do Porto de que a casa dispõe, este apresenta-se vibrante e fresco, com uma juventude inesperada. É um bom companheiro de queijos velhos, assim como de carnes e peixes fumados. Além do prazer que dá a beber, serve bem uma grande diversidade de pontes com comida. Ideias não vão faltar. E se apetecer beber apenas, está muito bem.

 

QUINTA DO NOVAL VINTAGE NACIONAL PORTO 2016 (19,5%) QUINTA DO NOVAL 900 EUROS
É um vinho-fantasia, com uma elegância a toda a prova, que consegue reunir notas de cogumelos frescos e impressões de alcaçuz, criando todo um universo à parte. Raro e caro, é procurado avidamente pelo mundo fora. E é também um vinho que dá muito prazer a beber em boa companhia. Daqui a cem anos ainda se poderá provar – é um vinho eterno, um dos melhores vinhos nacionais de sempre.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend