Vinhos do porto para as mães que preferem salgados

(Bacalhau assado. Fotografia: Ricardo Estudante/Global Imagens)
A proposta de oferecer um vinho do Porto à mãe no dia que lhe está reservado no calendário faz todo o sentido. Longanimidade, coração e doçura são atributos maternais inefáveis, que devemos acarinhar e por que nutrimos enorme gratidão, e a mãe tem-nos todos. Alinhámos algumas sugestões, para estilos e carteiras diversas.

Utilizar o vinho do Porto apenas no capítulo final da refeição ou reduzi-lo à assessoria de sobremesas é como olhar para ele apenas como uma bebida doce, quando é um vinho completo, com todos os componentes.

Acidez, taninos, álcool e açúcar são os quatro pontos cardeais de exploração de um vinho do Porto e que para que este possa ser considerado bom devem estar em equilíbrio. Bacalhau assado, presuntos, toucinhos e perdições afins gostam normalmente da companhia de um porto branco, servido frio. E quando a mãe gosta de patés, terrinas e mesmo de foie gras, um vinho do Porto branco vai saber pela vida, pena este ângulo do vinho do Porto ser tão pouco conhecido ainda, é mais um tesouro à espera de ser descoberto.

A mãe dada às orientalidades vai gostar de tempuras com porto branco, mesmo incluindo os molhos habituais, que como sabemos extremam bastante as baias de sabor de um prato. E isto para não falar da parafernália de aperitivos salgados que se põem à laia de boas vindas em tacinhas, caso das favas fritas, amendoins, bolas de queijo… aliás queijos curados com um bom porto seco… maravilha.

QUINTA DO INFANTADO PORTO BRANCO SECO (19,5%) QUINTA DO INFANTADO | 6,5 EUROS
É fundamental ter vinhos do Porto da Quinta do Infantado em casa, abertos e prontos a consumir em casa. Mantém-se na mesma família desde sempre, porta-estandarte dos vinhos de Porto de quinta, e orgulhosamente portuguesa. Este vinho especialíssimo faz bem as loas ao presunto seco de fumeiro tradicional, e gosta de queijos de pasta mole.

ADRIANO RESERVA PORTO BRANCO (19%) ADRIANO RAMO PINTO | 17 EUROS
Sempre que se pensar em foie gras, patés e terrinas, deve pensar-se também em vinho do Porto branco. Tem a capacidade única de integrar gorduras e especiarias de forma a não prejudicar o sabor da proteína principal. Há que servi-lo frio, para chegar ao pleno do efeito. Marron glacé também acompanha muito bem, de resto como a maioria das sobremesas de castanhas.

MESSIAS WHITE DRY PORTO (19,5%) SOC. AGR. VINHOS MESSIAS | 7 EUROS
Um estilo de vinho do Porto branco muito peculiar, pelas notas a um tempo evoluídas e copiosas que apresenta. Trabalha como poucos outros a nossa salsicharia tradicional, tanto enchidos quanto ensacados, cortados fininho à mesa, ou delicadamente passados pelo calor. As peças de grande charcutaria, como salames ou mortadelas com azeitonas funcionam muito bem.

 

ANDRESEN 20 ANOS PORTO BRANCO (20%) J.H. ANDRESEN | 29 EUROS
É um dos mais delicados vinhos do Porto actualmente disponíveis no mercado e a grande mesa portuguesa precisa dele. Reage bem à novidade e resolve muita da cozinha japonesa crua ou frita, enquanto pajem de tempuras bem trabalhados. Na cozinha chinesa, É caminho redentor ao acompanhar porco agridoce, por exemplo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend