Vale da Mata, em Leiria, lança novas colheitas de um terroir familiar

O Vale da Mata pertence à Rocim e fica em Cortes, Leiria. (Fotografia: DR)
Os donos da Herdade do Rocim, no Alentejo, lançaram três novas colheitas de 2023 das uvas do Vale da Mata. Nesta pequena propriedade com grande valor sentimental, em Cortes, Leiria, produziram dois tintos e um branco, que acompanham o pet nat lançado no final do ano passado.

Quando era criança, Catarina Vieira equilibrava-se divertidamente na bicicleta pasteleira do seu avô paterno, Manuel Alves Vieira, enquanto ele pedalava em direção a Vale da Mata, na aldeia de Cortes, em Leiria. Toda a vida agricultor, na esteira dos seus antepassados, Manuel dizia ter cultivado, mesmo ali, o melhor vinho que conhecera – um projeto que a neta, Catarina Vieira, já agrónoma e enóloga, ajudou a recuperar com foco na sustentabilidade e qualidade dos vinhos, ao lado do marido e enólogo Pedro Ribeiro. O tributo está desenhado nos rótulos das garrafas.

Plantadas há 18 anos, os quatro hectares de castas tintas e brancas situam-se nos contrafortes da Serra de Aires e Candeeiros, na zona norte da região vinícola de Lisboa, entre a descida da capela da Senhora do Monte e a nascente do rio Lis. Os solos argilo-calcários dão mais acidez às uvas e o clima mediterrânico com forte influência atlântica origina temperaturas moderadas e noites frescas, propícias a uma maturação equilibrada da fruta, explica o responsável. Já a enologia, com a mínima intervenção, procura que o terroir se expresse naturalmente no vinho.

O resultado pode ser apreciado em três colheitas de 2023, lançadas recentemente no mercado. O Vale da Mata Reserva Tinto 2021 (Touriga Nacional e Tinta Roriz) é a grande novidade e tem “taninos firmes mas sedosos” e “final longo e persistente”, diz a marca. No Vale da Mata Tinto (Tinta Roriz e Touriga Nacional), por sua vez, há “notas florais e de fruta vermelha fresca” e um perfil fresco e gastronómico. O Vale da Mata Branco (Arinto, Vital e Viosinho) apresenta “acidez e mineralidade pronunciadas”. No final do ano foi lançado ainda um pet nat “leve e refrescante”.

O rótulo deste vinho rosé retrata os momentos entre Catarina e o avô com cores e formas mais vibrantes, ao estilo de uma banda-desenhada. A pasteleira, de resto, pode ser vista afixada na entrada do Serra – Espaço Cultural, a associação cultural sem fins lucrativos que desde há seis anos ocupa uma antiga fábrica de curtumes, na Reixida. Através de residências artísticas, mais de 30 artistas de música, artes plásticas e visuais, cerâmica, audiovisuais e um luthier têm teto para desenvolver os seus projetos. Curiosidade: foi aqui que nasceu o grupo musical Silence 4.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Cortes, Leiria
Telefone
284415180/935683517
Horário
De terça a sábado, das 11h às 18h. Segunda e domingo, mediante reserva.
Custo
(€) Vinhos Branco, Tinto e Pet Nat, 10,99 euros/garrafa; Tinto Reserva 2021, 23,10 euros.


Info
Enoturismo visitável, com provas, na Herdade do Rocim, em Cuba (Alentejo).
GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend