Uma praça que é um bar de cocktails em Santa Maria da Feira

É o bar mais recente do centro histórico de Santa Maria da Feira. Tem cocktails com frutas e ervas aromáticas, esplanada, pop-rock dos anos 1980, salmão fumado, e música ao vivo à sexta-feira.

Os cocktails de autor são um dos pratos fortes do Praça Viva, o último bar a abrir portas no centro histórico de Santa Maria da Feira, num edifício antigo datado de 1840. Um bar com mosaicos de madeira nas paredes, ao estilo de um pub tradicional mas numa versão moderna, com esplanada em plena Praça da República com vista para um chafariz. O som viaja habitualmente pelo pop-rock dos anos 1980, há música ao vivo à sexta-feira, e no último sábado de cada mês o praça veste a roupa de clubbing, mais disco, mais a puxar para a dança.

Bruno Pimenta é o barman de serviço, o especialista em cocktails. Tem frutas frescas e ervas aromáticas em cima do balcão iluminado por um candeeiro que nasceu de uma velha videira cortada de uma ramada, devidamente descascada e tratada. As garrafas passam-lhe pelas mãos, por trás do pescoço, giram, para aqui e para acolá, e os cocktails surgem com a sua assinatura. O Oriental Passion é um regalo para os olhos com tiras finas de casca de laranja, hortelã, maracujá aberto a boiar. Há outras opções como o Red Berry Xplosion com frutos vermelhos ou um Royal St. Germain com ingredientes para descobrir.

Este bar não tem porteiro nem consumo mínimo. «É um conceito moderno de um tradicional pub, com um ar mais atual, mais contemporâneo», descreve Hélder Ferreira, proprietário do bar, que faz questão de apostar na qualidade das bebidas, dos gins às vodkas, dos runs aos whiskys. Até porque abrir mais um bar numa zona rodeada por espaços de diversão noturna, em pleno centro histórico, tem o que se lhe diga. É uma aventura. E o Praça Viva não quer ser mais um. Concentra-se nos cocktails e investe no conteúdo das garrafas. E é também um bar de petiscos, que serve a qualquer hora do dia ou da noite. Na carta, há pato confitado, salmão fumado, tostas, pregos, hambúrgueres e cachorro. A seleção musical também é tratada nas palminhas.

 

Partilhar
Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça da República nº8, Santa Maria da Feira
Telefone
965714046
Horário
Das 08h00 às 02h00 de domingo a quinta, das 08h00 às 04h00 à sexta, sábado e véspera de feriados.
Custo
(€€) Preços: cocktails entre 5 e 9 euros. Finos a 1,3 euros ao fim de semana. Whisky entre 4 e 7 euros. Café 0,60 euros.


GPS
Latitude : 40.92546541533737
Longitude : -8.542186063823692

 

Leia também:

Um bar onde se viaja sem sair do centro do Porto
Páteo das Flores, o novo wine bar no centro do Porto
Kimya: abriu um bar-laboratório num resort de Cascais