Levare: Uma mão-cheia de cervejas na Praça da Batalha

A cervejaria Levare tem 800 metros quadrados e cinco cervejas diferentes, todas de produção própria: lager, american IPA, witibier, brown porter e a especial belgian tripel.

A porta do número 12 da Praça da Batalha é pequena, mas no interior esconde um enorme espaço totalmente dedicado à cerveja artesanal, feita no próprio local. Ao todo são cerca de 800 metros quadrados divididos por dois andares com as grande e brilhantes cubas de cerveja a ocupar o espaço central deste brewpub que também funciona como restaurante.

O Levare produz e serve, «da cuba para o copo», cinco tipos de cerveja: witbier (cerveja branca e leve), american IPA (com lúpulo americano), brown porter (com malte), lager (estilo alemão) e a special (a cerveja criativa da casa que se adaptará conforme as estações do ano). Todas as cervejas podem ser pedidas em três tamanhos (0,25, 0,35 e 0,45 cl) com preços que variam entre os 2,30 euros e os 4,70. Também há em garrafas, mas apenas para vender para fora.

Os responsáveis pelo Levare são Adriano e Edgar Dias, pai e filho, que há menos de dois anos produziam cerveja em casa para os amigos, no Brasil, e hoje, depois de 26 anos emigrados e ligados às artes gráficas, estão de regresso a Portugal e com um cervejaria com capacidade para produzir seis mil litros mensais de cerveja.

O local é espaçoso e com muita luz e a decoração é bastante agradável e leve, com pequenos apontamentos que quebram a monotonia mas sem se imporem em demasia. Nos dias mais amenos há que aproveitar para saborear as cervejas na simpática esplanada com um jardim vertical que se esconde nas traseiras de uma das mais emblemáticas praças portuenses. Todavia, o Levare não é só cerveja, ali também há petiscos, hambúrgueres e pregos. E, claro, como também é um restaurante há uma lista de várias refeições com base na cozinha tradicional portuguesa, nos grelhados ou com as típicas francesinhas. As noites de sexta-feira e sábado no Levare são animadas por música ao vivo.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

 

Leia também:

10 cervejarias para conhecer entre Porto e Lisboa
Um novo café vintage com bolos caseiros no Porto
A praça que fez História e ainda hoje faz mexer o Porto




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend