Publicidade Continue a leitura a seguir

Sleepy Monkey: um cocktail fresco e relaxante

Cocktail Sleepy Monkey, de Rui Marinho, do bar do Somos.

Publicidade Continue a leitura a seguir

Sleepy Monkey

Ingredientes
4 cl whisky Monkey Shoulder
2 cl sumo de limão
2 cl xarope de lavanda*

Preparação
Agitar os ingredientes no shaker e verter para um copo “old fashion” com gelo.
*Infundir lavanda em água quente. Reduzir a infusão com açúcar (num rácio de 50/50).

 

O BARTENDER RUI MARINHO

Quando Rui Marinho, de 42 anos, era criança, tinha um brinquedo favorito. “Ofereceram-me um shaker e eu preparava lá o leite com chocolate”, lembra a rir o bartender do bar do restaurante Somos.

Fazer misturas, servir, agradar aos outros com o que se cria parece ser sua vocação desde muito cedo. “Comecei a atender em criança na confeitaria do meu pai em Gondomar”, conta. Aos 10, quando este lhe perguntou o que queria ser quando crescesse, não hesitou: “barman”. O caminho fez-se na Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e no hotel para onde foi trabalhar aos 19 anos, quando ainda estudava. O Crowne Plaza, na época Meridien, nunca mais deixou de ser a sua casa.

De empregado de mesa passou para o bar e hoje é o seu supervisor, sendo responsável pela carta de cocktails clássicos e de autor que trabalha com a sua equipa. As ervas aromáticas são ingredientes fortes nos cocktails. “Temos no hotel uma pequena horta, por isso é tudo colhido na hora”, como é o caso da lavanda do cocktail que aqui sugere – o Sleepy Monkey.

Rui gosta do que faz e confessa que lhe dá prazer “ver que os clientes gostaram” do que preparou. Mas há outras coisas. “Há surpresas quando se trabalha num bar, diz, recordando que em 2004, de repente, os Rolling Stones lhe apareceram à frente. “No dia a seguir fui com eles para o estádio!”.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.