Tábuas e cocktails com tradição no Comendador Bar & Bistrô

A tábua portuguesa do Comendador Bar & Bistrô, no Porto (Fotografia de Artur Machado)
Bebidas de autor e tábuas diversas, autênticas refeições, são o forte do Comendador Bar & Bistrô, aberto no hotel Castelo Santa Catarina, no Porto.

Na gruta artificial do jardim do palacete acastelado da Rua de Santa Catarina, Porto, nasceu um bar que quer conquistar estrangeiros e portuenses. A aposta do Comendador Bar & Bistrô são os produtos nacionais. O Castelo Santa Catarina funciona há quatro décadas como um hotel boutique. Pedro Brás, à frente do negócio com o pai, conta que foi o avô que o adquiriu. O proprietário original era o comendador António Pimenta da Fonseca, industrial do têxtil no século XIX, que construiu a torre “para receber e impressionar clientes”, conta Pedro.

O avô Joaquim Teixeira Brás adquiriu a propriedade com o intuito de abrir um hotel. O negócio começou a andar e o filho, depois de cumprir o serviço militar, juntou-se. “O meu pai está cá praticamente desde o primeiro dia. Estamos muito ligados a este espaço: passei aqui a minha infância, os meus pais casaram aqui, eu fui batizado e casei aqui.”

Para colmatar a lacuna de não terem espaço onde os hóspedes pudessem petiscar, transformaram a gruta, mantendo o charme original. “A Maria Cruz estava aqui como parceira de eventos e lançamos-lhe o desafio.” Sendo “amante de petiscos”, como a própria diz, pensou que o caminho podia ser esse: “Queremos mostrar a tradição e servir tábuas pareceu a solução”. A Portuguesa, que inclui queijos, chouriço assado, moelas, bolinhos de bacalhau, camarão, sardinha em conserva e fruta da época reflete esse espírito. Os ingredientes podem mudar, mas sempre com foco no tradicional. Outras tábuas são a Comendador, com enchidos e produtos da terra; a Bistrô, com queijo, enchidos e petiscos do mar; ou a Vegetariana.

“A ligação das tábuas com os cocktails é perfeita”, foram pensados um para o outro, como o Comendador, que harmoniza com a tábua homónima. O bartender Nuno Ribeiro, que gosta de “misturar sabores para criar coisas impensáveis”, é o criador das bebidas. Uma das suas experiências foi infundir queijo em aguardente Macieira. Com esta faz, por exemplo, o Comendador (lima, xarope de mel e espuma de manjericão). Outro, o Zé Espresso, reinterpra o Espresso Martini, com bagaço São Domingos, licor de pastel de nata e café. Há também cocktails que são servidos com gelado. Tudo para descobrir nesta confortável gruta oitocentista. Antes de visitar este bar-bistrô, convém ligar a reservar.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua de Santa Catarina, 1347, Porto
Telefone
225 095 599
Horário
Das 17h às 22h, de quata a segunda
Custo
() Preço: tábuas desde 40 euros; cocktails desde 9 euros


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245



Ler mais







Send this to friend