Sugestões de vinhos brancos para jantares demorados

Conheça a seleção de Fernando Melo. (Fotografia: DR)
Há dias em que apetece jantar longo e sem hora de acabar. É nesses dias que experimentamos receitas que exigem o tempo que normalmente não temos. Vamos ousar?

{Série Ímpar Retorto Alentejo branco 2018 (12,5%)| Sogrape}
70 euros

Classificação Evasões: 18,5/20

Arinto, Bical, Fernão Pires, Roupeiro e Tamarez. Vinhas muito velhas a 640 metros de altitude, na Serra de São Mamede. Nariz de pedra molhada e flores silvestres, todo o vinho evoca notas terrosas, pelo que é de lhe dar pratos da grande tradição, como é o caso da perdiz estufada com castanhas ou de um arroz de pato à antiga.


{Esporão Private Selection Alentejo branco 2019 (14%) | Esporão}
35 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

100% Sémillon. Fermentação em barricas de 550 litros de carvalho francês. Estágio de 6 meses em barrica sobre as borras da fermentação. A senda de certificação biológica que a casa está a imprimir à produção produziu um leque notável de vinhos amigos da mesa. Este liga muito bem com galinhola recheada estufada, sem exagerar muito nos condimentos.


{Busto Douro branco 2019 (13,5%) | Quinta da Barca}
7 euros

Classificação Evasões: 18,5/20

Arinto, Viosinho, Malvasia Fina e Moscatel Galego, numa união particularmente feliz, graças a um bom trabalho de interpretação das uvas e ao cuidado extremo com o detalhe. Impressiona a frescura vibrante do vinho e a forma como mantendo-se elegante penetra com vigor em pratos variados, desde o mais simples peixe grelhado, ao mais poderoso estufado de javali.


{Vigno Encruzado Dão branco 2018 (13%) | Freire Lobo}
12 euros

Classificação Evasõeos: 18/20

100% Encruzado. Bela surpresa, vinda de uma casa que pede descoberta e prova. A primeira sugestão de harmonização vai naturalmente para o bom queijo Serra da Estrela, a recomendação vai contudo para o capão assado à Freamunde. Enquadra-se no segmento superior dos vinhos da casta Encruzado e tem muito futuro pela frente, se o conseguir guardar.


{Casa de Paços Loureiro Reserva Verdes branco 2019 (12,5%) | Quinta de Paços}
12 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

O Loureiro não é uma casta fácil e há que lhe dar tempo para mostrar toda a sua grande exuberância. Sauda-se por isso esta casa, e prová-lo é já apetecer levá-lo para a mesa. Recomenda-se sem hesitação a harmonização com rojões bem puxados. Na força do vinho vai encontrar ponte sempre segura.


{Andreza Reserva Douro branco 2019 (13,5%) | Lua Cheia}
6,90 euros

Classificação Evasões: 18/20

Verdelho e Viosinho. Esta casa tem dado grandes alegrias aos amantes do Douro e pode orgulhar-se também dos seus brancos. Neste encontramos frescura notável, muito sabor, e bondade nas ligações mais sofisticadas. Experimente ligá-lo com pregado assado com alcaparras e vai perceber o grande talante enológico que tem, para nosso puro prazer.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend