Simplesmente… Vinho regressa à Alfândega e a Andaluzia é a região convidada

Simplesmente Vinho (Fotografia: DR)
Festival decorre entre os próximos dias 21 e 23 de fevereiro, no Porto.

Os vinhos de Marco de Jerez, Andaluzia, têm uma história que remonta há, pelo menos, 2 mil anos. Na segunda edição em que o Simplesmente Vinho tem um convidado especial – o ano passado foi a Geórgia – poderá ficar a conhecer-se os clássicos Fino y Manzanilla, Amontillado, Palo Cortado, Oloroso, Moscatel e PX. Além disso, destaque para as inovações que estão em curso na região com a nova geração de produtores.

Às 14 barricas de Jerez presentes, juntam-se uma dúzia de vignerons espanhóis e cem portugueses, de diversas regiões. No sábado, há provas especiais destes países irmãos. Às 15.30 horas, Álvaro e João Roseira apresentam o recente Quinta do Infantado Porto Tawny 50 Anos Luís Roseira. Às 17 horas, Armando Guerra conduz a masterclass Jerez – Tradición y Revolución, explorando, com Dirk Niepoort e Luis Gutiérrez, 10 vinhos entre clássicos fortificados e a nova geração da região.

Como é habitual, também haverá propostas gastronómicas. Miguel Morais marca presença com a sua Forneria de São Pedro, acompanhado da MiBa, a padaria artesanal de Inês Neves e Bruno Serra. De Évora chega o Tua Madre, de Francesco Ogliari e Marisa Santiago, que apresentará uma fusão entre produtos locais e receitas italianas. Presentes estarão também o Mafaldas, de Inês e Mafalda Pando, e o Luffa, projeto de João Ribeiro, Francisca Passos e Rita Maria, com novas abordagens à cozinha de conforto. O café de especialidade estará a cargo da Senzu Coffee Roasters e na Flow Wine Van será possível provar vinhos sinceros de Jerez e de outros terroirs europeus.

Já esgotado está o jantar pop-up de sexta-feira, no restaurante Pata Gorda, onde João Magalhães vai receber Alana Mostachio, para uma refeição com harmonização de vinhos de Jerez. O outro jantar de sexta faz-se com os petiscos do chef Hugo Portela, do restaurante Cibû.

A acompanhar há música ao vivo: sexta-feira com o jazz do projeto do baterista portuense Acácio “Salero” Cardoso, os Samurai Magazine; no sábado, atuam Population: 5, um quinteto de rock’n’garage, (banda que conta com Phil King, ex-The Jesus and Mary Chain) e domingo, há um concerto surpresa.

Espaço também para a arte, com Gorvell, spin-off e up da Skrei. A instalação de Karlown e a pintura de Maria Cristina Valente completam a exposição.

Bilhetes a partir dos 24 euros/dia. Passe de 3 dias 62 euros.

Mais informações em simplesmentevinho.com
Bilhetes: a.beamian.com/#/event/tickets/simplesmente-vinho-2025

Alfândega do Porto
Rua Nova da Alfândega



Ler mais







Send this to friend