Kimya: abriu um bar-laboratório num resort de Cascais

No novo gastrobar do Sheraton Cascais Resort, acabado de abrir ao público, fazem-se experiências com cocktails e pratos, à vista de todos e com o objetivo de provocar reações - químicas e de sabor.

Para elevar a harmonização de comidas e bedidas a um patamar diferente daquilo que faz com o vinho, a equipa do Sheraton Cascais Resort vestiu a bata de cientista e dedicou-se à mixologia molecular. Afinados oito cocktails com a ajuda de vários consultores, foi tempo de desenvolver a carta de comidas até estarem reunidas as condições para a abertura ao público do Kimya, o gastro-bar que traz o «conceito químico para Portugal, para Cascais e para a Grande Lisboa», nas palavras de Pedro Santos, diretor-geral do hotel.

Pedir à carta é possível, mas a recomendação vai para que primeiro se analisem as sugestões de combinação entre os cocktails e comidas do menu, pensadas para criar um efeito de harmonização ou contraste de sabor que surpreenda os clientes. A ideia é mesmo potenciar a interação com a cozinha, aberta para a sala, e com o balcão, de onde sai por exemplo um clássico bloody mary em versão transparente, o E=MC2 (uma margarita com fumo e picante) ou o do it yourself, em que cada um é desafiado a temperar o próprio cocktail à base de gin, Campari e xerez Pedro Ximénez (em três tubos de ensaio sobre gelo seco) com pedaços de laranja e noz amarga. «Quisemos personalizar a experiência. A ideia é que a pessoa venha ao Kimya e prove algo que só existe aqui», reforça Pedro Santos.

Em ligação com as bebidas, há um leque de prazeres em estado sólido como ceviche de salmão, tataki de atum e camarão braseado. Mas uma das presenças capaz de colher consensos alargados é a tábua de Kimya burgers que reage preferencialmente com o E=MC2. São três hambúrgueres de carne de vaca com creme de queijo fresco e cebola caramelizada, e com diferentes tipos de pão e queijo que os enriquecem como um dos pratos mais substanciais deste gastro-bar.

O espaço tem uma entrada independente, mesmo ao lado da porta do hotel, e uma esplanada com mesas e sofás iluminados, em sintonia com o teto do interior. Continua a ser um desafio fazer quem não está hospedado entrar no perímetro do hotel para ir a um bar, porém, neste caso, adivinha-se boa química com o público.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua das Palmeiras Lote 5, Cascais (Sheraton Cascais Resort)
Telefone
214829100
Horário
Das 18h00 à 01h00 (junho); das 18h00 às 02h00 (em julho e agosto) e das 18h00 às 00h00 (de outubro a maio – cozinha fecha sempre às 23h00).
Custo
(€€) 30


GPS
Latitude : 38.7078743
Longitude : -9.459575800000039

 

Leia também:

Champanheria com petiscos já abriu em hotel do Estoril
LAB, o restaurante que trouxe uma estrela Michelin a Sintra
Estriga no Martinhal Cascais: A repetição de um jantar irrepetível