Sete programas para apaixonados por vinho, de Norte a Sul

A Quinta de S. Luiz, no Douro, sugere piqueniques com vinhos produzidos ali. (Fotografia: DR)
Os vinhos são o fio condutor destes eventos, espalhados pelo país. Suscitam conversas, provas comentadas, harmonizações. Mas surgem acompanhados, também, por outras atividades - desde piqueniques até concertos, poesia, ou mesmo artes visuais.

#1 – Vinhos e Sabores dos Altos | Alijó | 17-19 junho

O Parque da Vila de Alijó acolhe, no próximo fim de semana, a feira Vinhos e Sabores dos Altos, ou seja, vinhos produzidos em cotas mais altas, entre os 500 e 700 metros de altitude, no planalto do concelho. “É aqui que nascem vinhos únicos e distintos, mais frescos e aromáticos, de qualidade superior, que complementam a excelente oferta de vinhos produzidos nas encostas do Douro a cotas mais baixas”, lê-se, em nota da Câmara Municipal. A entrada é livre, mas para saborear os vinhos em exposição há que adquirir um copo de vidro personalizado.

Mais de 50 expositores, de vinhos e outros produtos agroalimentares, participam na feira. Do programa fazem parte provas de vinhos tintos e brancos comentadas por especialistas, showcookings de pratos regionais ou cocktails com Moscatel, não esquecendo os espetáculos musicais. Na sexta, atuam Os Quatro e Meia; no sábado, Carolina Deslandes; e, no domingo, é a vez de FF, acompanhado pela Banda Filarmónica de São Mamede de Ribatua.


#2 – Universo do Vinho Verde Amarante | 17-19 junho

Conversas, showcookings e animação musical integram a edição deste ano do UVVA – Universo do Vinho Verde Amarante, que arranca nesta sexta-feira, nos claustros do Convento de São Gonçalo. Até domingo, os visitantes podem aprender mais sobre espumantes, pét-nats, vinhos verdes biológicos e gastronómicos, assistir a sessões de showcooking com os chefs Francisco Gomes, António Loureiro e Vítor Matos e, claro, saborear os rótulos dos diferentes produtores.

Nesta edição, presta-se homenagem a António Lago Cerqueira, “precursor na promoção dos vinhos de Amarante, fundador das caves da Calçada e o primeiro a exportar Vinho Verde”, como se lê em comunicado. Uma novidade é a atribuição, pela primeira vez, dos prémios UVVA, que distinguem vinhos em diferentes categorias. Na sexta e no sábado, o evento decorre entre as 17h e as 00h, estando o lounge aberto até às 02h; no domingo, encerra às 22h. A entrada, que custa 5 euros, inclui copo oficial, porta-copos e um voucher de 2,5 euros para descontar na compra de vinho.

(Fotografia: DR)


#3 – Dia do Piquenique na Quinta de S. Luiz | Tabuaço | 18 junho

O Dia Internacional do Piquenique, que se assinala já neste sábado, é pretexto para mais uma atividade de enoturismo na Quinta de S. Luiz, em Adorigo, Tabuaço. Nesta propriedade do grupo Sogevinus, entre Régua e Pinhão, são produzidos os vinhos da marca Kopke, a mais antiga casa de vinho do Porto, nascida em 1638. Os visitantes têm acesso a várias experiências em torno do vinho e, a partir de agosto, também podem ficar alojados na The Vine House, a primeira unidade de alojamento.
Mas, para já, sugere-se um piquenique com vista para o Douro, que inclui uma garrafa de vinho DOC Douro São Luiz, tinto ou branco, e um cesto com petiscos regionais, como sanduíches de salpicão e espinafres, empadas de bacalhau, queijo de cabra curado, pão e azeitonas, além de fruta e doces. A experiência custa 62 euros por pessoa. Há também um novo menu infantil, para crianças até aos 8 anos, constituído por mini-sanduíches de queijo e fiambre, nuggets de frango com batata chips, donuts, fruta e um sumo, cujo valor é 15 euros. Para lhes aceder, é preciso fazer pré-reserva, por e-mail.

(Fotografia: DR)


#4 – São 7 na Eira | Oliveira do Bairro | 19 e 26 junho

Nos próximos domingos, 19 e 26, a partir das 18 horas, há São 7 na Eira. Trata-se de um ciclo de eventos envolvendo vinhos da Bairrada, gastronomia, música, poesia e artes visuais, que decorre no restaurante Eira do Pato Ougado, no Parque do Carreiro Velho, sobranceiro à Pateira, uma lagoa natural em Oiã, Oliveira do Bairro. Os vinhos em causa, com selo de certificação Bairrada, são assinados pelos produtores José Carvalheira Wines, Adega de Cantanhede, Caves Primavera e Tozé Carvalho.

Nesta terceira edição, cujo tema é “Ecologia e Diversidade, a cada domingo, os participantes têm acesso a um jantar concetual com ementa idealizada pelo responsável da Eira do Pato Ougado, David Rocha, e executada pelo chef João Ricardo Mourão. No dia 19, há música a cargo de José Valente, desenho ao vivo de Inês Andias e poesia declamada por João Tarrafa. Já no dia 26, a música fica ao cuidado do pianista Pedro Almeida, as artes visuais de Sunny e a poesia de Alice Neto de Sousa. A reserva de lugar é obrigatória (tel.: 916611008).

(Fotografia: DR)


#5 – Vinhos a Descobrir | Lisboa | 25 e 26 junho

A décima edição do Vinhos a Descobrir, que dá palco a pequenos produtores, tem lugar, nos próximos dias 15 e 16, no Centro Cultural de Belém. Os visitantes podem contar com mais de 520 referências, num mercado que reúne acima de seis dezenas de produtores, das diversas regiões do país (de Trás-os-Montes ao Alentejo e Algarve, passando pelos Açores e por Porto Santo, no arquipélago da Madeira). Existe ainda uma área gourmet, com petiscos e música ambiente. O preço do bilhete é 10 euros, com direito a copo de provas e uma senha para descontar um euro em compras de vinhos de valor superior a 10 euros por garrafa.

(Fotografia: DR)


#6 – Guarda Wine Fest | 15-17 julho

A Alameda de Santo André foi o local escolhido para o Guarda Wine Fest, que se realiza, pela primeira vez, entre 15 e 17 de julho. O evento junta cerca de 40 produtores de vinho da Beira Interior, estando representadas também duas Denominações de Origem da vizinhança: o Douro e o Dão. Da programação fazem parte conversas com especialistas, sessões de showcooking conduzidas por chefs e concertos de jazz. O acesso é livre, a participação nas atividades está sujeita aos lugares disponíveis, mas para provar os vinhos expostos é necessário comprar o copo oficial do certame.


#7 – Palmela Wine Jazz | 16 e 17 julho

O Palmela Wine Jazz está de regresso ao Parque Venâncio Ribeira da Costa, junto ao Castelo, nos dias 16 e 17 de julho, para a sua oitava edição. Vinhos regionais, provas comentadas, harmonizações, bar e venda de vinhos compõem o programa, que envolve ainda espetáculos de jazz. O certame é organizado pela Câmara de Penela e pela Associação da Rota de Vinhos da Península de Setúbal.

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend