Seleção de vinhos verdes para três orçamentos

(Fotografia: DR)
Não é preciso gastar uma fortuna em vinho quando se trata de gozar os vinhos no conforto da sua casa. Apenas é preciso planear e precaver-se, garantindo que tem os vinhos certos na sua garrafeira. Confira aqui o seu estilo e o dinheiro que deve pôr de parte.

O recém-iniciado que quer brilhar

Azevedo Alvarinho e Loureiro 2019: 15 euros
Quinta das Fontes Loureiro 2019: 9 euros
Soalheiro Granit Alvarinho 2019: 13 euros
Zafirah tinto 2019: 12 euros

Aquele cocktail de marisco com abacate que gosta de servir aos amigos. Um bacalhau gratinado no forno que tem sempre à mão no congelador e só precisa de um calorzinho para se transformar em manjar de deuses. Ou uma feijoada contundente, com enchidos e piripiri, feita ao seu gosto. As razões confundem-se com a desculpa para servir uma das sua pérolas vínicas, de que ninguém suspeita o preço e que fazem sonhar com a felicidade suprema. Não só é possível como está ao seu alcance. Ninguém vai acreditar nas boas compras que sabe fazer, além de todos ficarem rendidos às maravilhosas harmonizações que vai oferecer aos seus convidados.

O conhecedor sério

Espumante Terrunho 2016: 40 euros
Curtimenta Alvarinho 2017: 25 euros
Afluente Alvarinho 2019: 20 euros
Phaunus Amphora 2019: 18 euros

Use o espumante “a solo” ou com um peixe fumado da sua preferência, as notas secas e especiadas do peixe vão entrosar facilmente com as notas marítimas fumadas fumadas do peixe. Os seus convidados – e você – merecem o melhor presunto e num fim de tarde petisqueiro as finas fatias tornam-se bilhete para uma noite de estrelas com a assessoria do Curtimenta. O Afluente merece um pregado no forno com alcaparras, enquanto o Phaunus Amphora precisa de um grande desafio. Que tal um capão à Freamunde? Todos os vinhos elencados merecem e pedem queijo, por isso pode ser o momento ideal para uma prova de queijos entre amigos! Daquelas provas em que não há vencedores nem vencidos, porque todos ganham! Principalmente o vinho.

O cultivador do luxo

Azevedo Alvarinho 2019: 21 euros
Terrunho Alvarinho 2018: 20 euros
Pequenos Rebentos Selvagem 2019: 32 euros
Soalheiro Primeiras Vinhas Alvarinho 2019: 16 euros
Aphros Melissae 2018: 24 euros
Parcela Única Alvarinho 2018: 32 euros
Zafirah Vinha da Rocha: 35 euros

O Azevedo Alvarinho é excelente com sushi, pelo que um takeaway escolhido com critério é a harmonização ideal para a refeição oriental. O Terrunho Alvarinho gosta de estufados longos, pelo que o deve reservar para umas bochechas de vitela com cogumelos. Uma alcatra à açoriana é sempre uma aventura bem vinda, e pede vinho a um tempo vigoroso e subtil, pelo que o Pequenos Rebentos Selvagem vai funcionar como sofisticação suprema! Nos dias em que apetece o inteiramente natural, como por exemplo um robalo escalfado com algas, o Soalheiro Primeiras Vinhas vai mostrar o seu lado mineral glorioso com satisfação garantida para todos. Por outro lado, quando a toada é de satisfação plena até aos limites e para lá um pouco, por que não apostar num caril de frango à moda de Goa? Com o Aphros Melissae vai ser o céu na Terra. O ensopado de borrego nunca pediu, mas intimamente sempre quis a companhia do Parcela Única Alvarinho, e o bom magret de pato deseja ardentemente entregar-se aos prazeres fortes e matizados proporcionados palo Zafirah Vinha da Rocha!

As temperaturas certas para servir o vinho
Espumantes 5-7ºC
Brancos ligeiros 9-11ªC
Brancos com madeira 10-14ºC
Tintos ligeiros 12-15ºC
Tintos com madeira 15-17ºC




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend