Seis vinhos rosés para beber em momentos festivos e não só

Confira a seleção de vinhos rosés de Fernando Melo. (Fotografia: DR)
São conhecidos por ser menos estruturados e por lhes destinarmos o momento mais festivo do dia, mas há mais, muito mais para descobrir nos bons vinhos rosé que lhe recomendamos.

{Dory Lisboa rosé 2020 (12,5%) | Adegamãe}
5 euros

Classificação Evasões: 16/20

Touriga Nacional e Pinot Noir. Excelente parceiro para queijos frescos, requeijões, peixes marinados ou fumados. É vinho de estrutura simples mas feito com muita intenção, já que se adapta a praticamente todas as situações petisqueiras. Reage bem também a conservas de peixe, desde que equilibradas e alternadas com bom pão. Importante ter sempre à mão!


{Terra Chama Touriga Nacional Dão rosé 2020 (12,5%) | Phructuoso Wines}
16 euros

Classificação Evasões: 17/20

100% Touriga Nacional. De um produtor que já nos habituou a vinhos diferentes e de forte carga autoral, chega agora este rosé varietal da casta rainha do dão. Experimente-o com cuscuz de legumes à marroquina e se gostar ponha piripiri, este vinho adora desafios especiados e picantes. Borrego estufado ao lado também irá bem!


{Síbio Douro rosé 2020 (13,5%) | Real Companhia Velha }
15,50 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

100% Touriga Nacional. As primeiras impressões na abordagem a este rosé genial são cítricas, para logo a seguir ganhar contornos de frutos secos e figos frescos. Experiência destes confitados em crème fraiche resultou gloriosa e é um petisco estival impressionante e cheio de sabor. Bombons de laranja e chocolate também combinam bem.


{Casas do Côro Reserva Beira Interior rosé 2019 (12,5%) | Casas do Côro}
38 euros.

Classificação Evasões: 18,5/20

100% Rufete. Trabalho enológico notável, pela força que se sente na boca e pela elegância com que se convive na continuação de prova. É vinho para todas as ocasiões, mas agiganta-se quando se lhe dá tempo e não se refrigera demasiado. Um escabeche de perdiz equilibrado vai muito bem, assim como quase todo o património culinário de gratinados de carne ou peixe.


{Herdade Barranco do Vale Negra Mole Reserva Algarve rosé 2020 (12,5%) | HBV}
9 euros

Classificação Evasões: 17/20

100% Negra Mole. Um rosé delicioso e multiusos na cozinha, pela flexibilidade e também pela riqueza aromática e de texturas que proporciona. Tem um grupo de amargos que é típico da casta mas que nem sempre se encontra, foi o cuidado na adega que preservou essa característica. Brilhante para pratos de caril bem condimentados.


{Quinta Monte d’Oiro Lisboa rosé 2020 (12,5%) | José Bento dos Santos}
8 euros

Classificação Evasões: 16,5/20

100% Syrah. Vinho biológico certificado, com a casta a aparecer enquadrada num ambiente de prova cítrico e de sugestões terrosas de trufas frescas. Por isso mesmo, irá bem com lavagante ao natural orlado por laranja bem madura e coberto de finas lâminas de trufa preta. Não tendo, uma tapenade de azeitona preta também lhe fará boa justiça.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend