Seis vinhos brancos para acompanhar refeições no dia-a-dia

(Fotografia: DR)
A hora de sentar em família e amigos é sagrada e pede a correta benção vínica. Atreva-se a pensar diferente e siga as nossas sugestões para os pratos do quotidiano.

{Estrada Douro branco 2020 (13%) | Lavradores de Feitoria}
15 euros

Classificação Evasões: 16,5/20

Marca exclusiva para Pingo Doce. Viosinho, Rabigato, Arinto e Gouveio. Trabalho conjunto da Lavradores de Feitoria e Real Companhia Velha, representa bem a mais-valia dos brancos do Douro à mesa. Acompanha muito bem a caldeirada de peixes do rio, sobretudo quando feita sobre um fundo de bivalves e pimentos.


{La Rosa Douro branco 2020 (13%) | Quinta da Rosa}
10 euros

Classificação: 17,5/20

Viosinho (45%), restantes 55% mistura de castas, entre as quais Rabigato, Gouveio e Códega do Larinho. Impressionam a estabilidade e o foco do vinho, abrindo vários caminhos de harmonização. Um dos mais apetecíveis é açorda de camarão, a criação popular que começou por ser um aproveitamento de pão e hoje é delícia para muitos. Não arrefeça demasiado o vinho.


{Colecção Privada DSF Verdelho Setúbal branco 2020 (13%) | JM Fonseca}
10 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

100% Verdelho. Amarelo esverdeado, reflexos dourados. Aromas de vagem de ervilhas e madressilvas, boca de tonalidades terra, que fazem apetecer cogumelos salteados em azeite e alho, abrilhantados por coentros picados fininho. Liga bem também com uma sopa de ervilhas à antiga, com lascas de presunto salteado.


{Monteirinhos Reserva Avó Fernanda Dão branco 2019 (13,5%) | Quinta dos Monteirinhos}
8 euros

Classificação Evasões: 18/20

Encruzado (45%), Malvasia Fina (35%), Cerceal Branco (10%) e Bical (10%). O nome nostálgico não deixa antever o ecletismo nem a modernidade deste branco, capaz de enfrentar desafios grandes à mesa. Experimente-o com tripas à moda do Porto e vai ver do que é capaz. Ainda no registo de leguminosas, uma lebre com feijão também lhe fará boa justiça.


{Volúpia Bairrada branco 2020 (14,5%) | Caves Solar São Domingos}
6 euros

Classificação Evasões: 17/20

Sauvignon Blanc (50%), Chardonnay (35%) e Maria Gomes (15%). É um vinho de grande sucesso junto dos consumidores e representa bem a Bairrada na sua vocação internacional. Tudo muito afinado e elevado a uma potência elevada de sabor. Bacalhau assado com batatas é uma das melhores companhias que se pode dar a este branco notável.


{Scala Coeli Alentejo branco 2018 (12,5%) | Adega Cartuxa}
35 euros

Classificação Evasões: 18/20

100% Verdelho. Fermentação em inox a que se seguiu um período de 12 meses de estágio também em inox, com batonnage. Vinho notável e arrojado, ao mesmo tempo que é um dos grandes exemplares nacionais da casta Verdelho. Seguimos o trunfo regional para sugerir um bom cação de coentrada, sem arrefecer demasiado o vinho. Delícia.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend