Seis vinhos brancos ideais para acompanhar petiscos

Conheça a seleção de vinhos brancos feita pelo crítico Fernando Melo. (Fotografia: DR)
A grande tradição mediterrânea conduz-nos muito mais para os vinhos brancos que para os tintos e é raro o petisco que não abraça um bom vinho branco. Aqui estão algumas inspirações.

{Ravasqueira Encantado Alentejo branco (13%) | Soc. Agr. D. Diniz}
8 euros

Classificação Evasões: 16,5/20

Alvarinho, Arinto e Viognier. Estágio em barricas de carvalho francês, 20% novas, 80% usadas. Batonnage ligeira de 4 meses no final. É título novo do produtor e tem vocação petisqueira. Elegeríamos peixinhos da horta, torresmos do rissol – ou riçol – e escabeche de coelho como ligações de luxo para este branco a que há que dar as boas vindas.


{Maçanita Douro branco 2020 (13%) | Maçanita}
9,50 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

Viosinho (70%), Códega do Larinho (20%) e Gouveio (10%). Vinho delicioso, cheio e ao mesmo tempo muito fino. Os irmãos Joana e António Maçanita têm forte entendimento tanto na vida quanto na adega, e são ambos cultores dos bons momentos e sabores. Este vinho gosta de acompanhar presunto e fumeiro e adora uma boa alheira frita cortada em pedaços.


{Flor das Tecedeiras Douro branco 2020 (13%) | Lima & Smith}
9,50 euros

Classificação Evasões: 17/20

Gouveio, Rabigato e Viosinho. Vinho copioso e complexo, acidez vibrante e ao mesmo tempo corpo considerável na boca. Excelente relação preço-qualidade, gosta de acompanhar queijos curados bem condimentados, caso dos São Jorge com mais de 10 meses e do Serra da Estrela velho. Delícia de fim de tarde junto ao mar ou com os olhos no Douro.


{Pôpa Curtimenta Douro branco 2019 (10,5%) | Quinta do Pôpa}
29,50 euros

Classificação Evasões: 18/20

Vegan Friendly. Vinhas Velhas. Faz parte da oferta “vegan friendly” lançada recentemente pelo produtor e representa como que um recomeço, pela abordagem enológica radicalmente diferente que a casa assumiu. Este vinho apaixona desde o primeiro gole e pede desafios petisqueiros grandes, pelo que lhe vamos oferecer alcachofras mornas com molho de manteiga. Maravilha.


{Quinta dos Penassais Reserva Dão branco 2019 (14%) | Maria de Fátima T.R. Silva}
9 euros

Classificação Evasões: 16,5/20

Malvasia Fina e Bical. Vinho marcado pela frescura e tonalidades florais, de flores do campo. Na boca mostra toranja e chocolate branco. Excelente para acompanhar patês diversos e vai maravilhosamente com a bem tradicional bôla de bacalhau. Também não se faz rogado perante bons ovos mexidos com farinheira.


{Quinta do Convento Douro branco 2019 (13%) | Kranemann}
12 euros

Classificação Evasões: 17,5/20

Rabigato, Viosinho, Gouveio e Arinto. Fermentação Parcial 9 meses em barricas de 500 litros de carvalho francês. É a segunda edição deste vinho que a casa lança no mercado e difere bastante da anterior, pela forte mineralidade que mostra, sobrepondo-se até ao conteúdo frutado. Perfeito para salada fria de polvo ou filetes de bacalhau no pão.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend