Seis sidras portuguesas para conhecer

Com um mercado que ainda privilegia as sidras industriais, Portugal está longe de ter uma produção rica e variada desta bebida. No entanto, algumas marcas de cerveja artesanal apostaram nesse nicho, desenvolvendo nos últimos anos, várias referências. Depois, começaram a aparecer marcas próprias só dedicadas à sidra.

ALFA
Produtor de maçãs, Duarte Moura decidiu começar a fabricar sidra para não desperdiçar os excedentes. “Na apanha das maçãs, as mais pequenas ficam nas árvores e, depois, são são vendidas para sumo”, refere. Foi então que, em 2016, decidiu começar a fazer experiências. “Comprámos uma prensa para vinho e começamos a experimentar fazer a fermentação com temperaturas diferentes. Depois de muitas experiências e aperfeiçoamento, chegou-se às receitas atuais. A Alfa saiu para o mercado no final de agosto de 2019. A primeira apresentação foi na Feira da Maçã do Vinho e do Azeite, que acontece anualmente em Carrazeda. “Foi um sucesso. Fizemos bastantes contactos”, remata Duarte. ALFA – Sidra seca / Espumante seco; Web: sidraalfa.pt.; Tel.: 917780986

 

 

 

 

SIDRA 100% MAÇÃ (Letra)
A sidra da Letra, produtora de cervejas minhota, é produzida, em parte, com a maçã regional porta da loja. O projeto foi desenvolvido em 2018 e 2019 a partir de uma tese de mestrado de Joaquim Torres, da Universidade do Minho, agora cervejeiro na fábrica de Vila Verde. “A nossa ideia foi sempre usar maçãs o mais locais possíveis e fazer uma sidra mais próxima das asturianas”, explica Filipe Macieira, um dos fundadores da Letra.

Depois de várias experiências, obtiveram uma sidra com o perfil que queriam, mas tendo em conta que o mercado português não está ainda preparado para as sidras deste estilo – “mais ácidas” -, decidiram fazer maturação em carvalho americano, “o que lhe deu notas de coco e baunilha”. No próximo ano a cervejeira quer aumentar o seu catálogo e para isso vai abrir uma fábrica de sidras em instalações cedidas pela câmara de Vila Verde, que ficam mesmo em frente ao seu brewpub.

Letraria Brewpub Av. Professor Machado Vilela, Vila Verde; Tel.: 253321424; Letraria Craft Beer Garden Rua da Alegria, 101, Porto; Tel.: 223235186; Letraria Craft Beer Library Rua Dom Gonçalo Pereira, 35, Braga; Tel.: 253686180; Web: cervejaletra.pt

 

PESTE & SIDRA (Musa)

A marca de cerveja artesanal de Lisboa lançou, em parceria com a francesa La Chouette, a sua sidra em julho de 2019. Isto “porque o mercado estava a pedir uma sidra artesanal”, acredita Bárbara Simões, pois as sidras comuns “não correspondiam ao palato dos consumidores de artesanais”.

Batizaram-na de Peste & Sidra, seguindo a lógica musical com que nomeiam as suas cervejas. É feita com maçãs biológicas e fermentada pelas leveduras selvagens presentes na fruta. A receita da bebida foi escolhida pela Musa, mas é produzida e fermentada nas instalações da La Chouette, na Normandia.

Para o futuro, a marca quer acrescentar mais sidras ao seu portefólio. No entanto, “ainda há um longo caminho a percorrer. “A perceção da maioria das pessoas do que é uma sidra está deturpada pela existência de sidras industriais extremamente doces”, explica Bárbara. Há ainda muito trabalho a ser feito para a “sensibilização do consumidor”, como se fez com a cerveja artesanal.

Fábrica da Musa – Rua do Açúcar, 85, Lisboa (Marvila); Tel.: 213877777; Musa da Bica – Calçada salvador Correia de Sá, 2A, Lisboa (Bica); Web: cervejamusa.com

 

RAÍZES DO PECADO

Elisete Teixeira quer homenagear o seu avô Manuel com esta sidra que recentemente saiu para o mercado. Manuel, agricultor ligado à produção de maçãs, foi um pioneiro, e deixou inacabado o projeto de criar uma sidra. Por isso, com aumento anual de produção, esta família de Vila Real quis dar continuidade ao projeto familiar . “No entanto, pretendíamos algo marcante, único, um produto premium”, diz Elisete.

A sidra Raízes do Pecado é feita com maçãs de três variedades: golden delicius, red delicius e royal gala, de produção própria e 100 por cento nacional. Este produto encontra-se no mercado em três versões, caixa de seis unidades, caixa de três unidades, caixa de uma unidade.

Raízes do Pecado – Compras através do email: [email protected].

SIDRADA

Este projeto sediado no Bombarral nasceu em 2016 pelas mãos de uma família de produtores de fruta. Liliana Nóbrega, proprietária com Nuno Clímaco da empresa, conta que a ideia surgiu porque se estava a desperdiçar muita maçã, “a que não tinha tamanho para se vender comercialmente”. Depois de estudarem o mercado, perceberam que havia espaço para várias propostas. Além de produzirem várias sidras e espumantes, abrem também os seus pomares a visitas, onde se pode fazer provas. As sidras estão à venda em alguns bares e restaurantes e também através do seu site.

Sidra com uma variedade de maçã / Sidra com três variedades de maçã / Sidra de pera rocha / Sidra natural brut / Espumante bruto / Espumante meio-seco

SIDRADA – A Sidra do Oeste

Bombarral. Tel.: 968680318
Web: sidrada.pt
FB: www.facebook.com/sidra.sidrada
Instagram: www.instagram.com/sidra.sidrada

 

 

 

SIDRAS VADIA

Uma das mais antigas produtoras de cerveja artesanal tem duas sidras: de maçã e de pera. O projeto para a criação destas bebidas foi feito em parceria entre a Vadia e a Universidade de Aveiro, no âmbito de um mestrado de João Santos, então estudante de Biotecnologia Alimentar.

A primeira é produzida apenas com maçã portuguesa e utiliza o retentado, um subproduto do fruto, proveniente da indústria de sumos. A produção destas sidras foi uma ideia que surgiu com o objetivo de valorizar este subproduto. O resultado é uma bebida fiel às características do fruto e que, pelas suas qualidades aromáticas, harmoniza com pratos e tipos de cozinha mais delicados como sushi, saladas, pratos agridoces e queijos como camembert e roquefort.

Em 2018, nos World Cider Awards, a Sidra Vadia Maçã foi uma das eleitas na categoria Sparkling Cider (sidra com gás ou gaseificada), tendo sido distinguida com medalha de Ouro e eleita a melhor sidra portuguesa.

Vadia – Rua Comendador Artur J. G. Barbosa, 576, Ossela (Oliveira de Azeméis); Tel.: 256482151; Web: cervejavadia.pt




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend