Rossio, um gastrobar com vista para tudo, no centro de Lisboa

No topo da nova ala do hotel Altis Avenida, nasceu o Rossio Gastrobar – uma sala de visitas aberta à cidade, com o cunho do chef João Rodrigues e do restaurante Feitoria, porém numa veia informal e petisqueira.

O ribatejano João Correia chefia a cozinha do Rossio Gastrobar, sob bandeira da filosofia de produto do chef João Rodrigues, do Feitoria.

 

Na carta, há um copo para cada prato. O cocktail Ginger, com whiskey, rum, gengibre e cerveja artesanal, faz par com os croquetes de rabo de boi.

É complicado não começar pela vista. É ela que prende toda a atenção, mal as portas do elevador se afastam. Estação do Rossio e ruínas do convento do Carmo primeiro, depois o Tejo e, completando o arco, a colina do castelo.

Seria flagrante desperdício se o sétimo piso do prédio que veio agora acrescentar 48 quartos ao hotel Altis Avenida não tivesse sido transformado nesta sala de estar aberta à cidade – na vista e o no acesso a não-hóspedes.

O sítio que antes albergou uma cantina de serviços camarários é, desde o início deste mês, um poiso dado a vários prazeres e momentos do dia. Além da vista de primeiro balcão para promissores pôres-de-sol e de sala ao ar livre para as noites mornas que aí vêm, junta cocktails, vinhos e uma carta de pratos e petiscos que é uma extensão informal do restaurante Feitoria.

Começando por aí: é a filosofia do restaurante estrela Michelin do hotel Altis Belém que norteia o Rossio Gastrobar, assente na visão e na liderança do chef João Rodrigues. Sazonalidade, produto de qualidade, proximidade com o produtor são bandeiras de Rodrigues que também se aplicam aqui, com o chef ribatejano João Correia ao leme.

Salada de couve-flor, sésamo, grão e avelã, um regalo para amantes de vegetais.

Lula, shiitake e molho cítrico de manteiga. Gulodice em forma de prato.

Sobre as mesas – umas rodeadas de sofás, outras de bancos altos, todas pensadas como lugares de camarote – desfila uma carta onde cabem alguns clássicos do Feitoria, como os crocantes de camarão-touro, coentros e lima ou o carolino de salicórnia queimada, servido com carabineiro do Algarve.

A vertente «petisqueira» inclui ainda croquetes de rabo de boi, tártaro de carne arouquesa com caviar, peixe curado com citrinos do Olhar do Lugar Feliz e folha-de-ostra. Os vegetarianos encontrarão regalo na salada de couve-flor, grão e avelãs.

O lado B desta carta é uma secção «Conforto», da qual faz parte uma lula com shiitake e molho de manteiga que ganha estatuto de gulodice.

 

 

A barmaid Flavi Andrade assegura o desfile de cocktails de autor que acompanham a carta – e a vista panorâmica.

Cada linha da ementa traz uma sugestão de copo – seja de vinho, escolhida pelo sommelier do Feitoria André Figuinha, seja de cocktails, criados por Flavi Andrade, barmaid do ano na edição de 2015 do Lisbon Bar Show.

Entre tudo isto, é natural que a espaços se desvie o olhar da panorâmica, para retomá-la com a constatação imediata de como a luz mudou entretanto. É essa a magia de Lisboa, haja salas de estar como esta.

 

 

 

 

 

Louças de autor
É visível o cuidado na escolha de louças e utensílios. Saltam à vista os pratos da Studioneves, os grampos extensores de mesa Morsa, de Sara Bozzini, e as colheres e facas de madeira, criadas pela Rival. Até nisso os olhos também comem.

 

ROSSIO GASTROBAR
Hotel Altis Avenida, Rua 1º de Dezembro, 118 (Restauradores), Lisboa
Tel.: 210440018
Das 12h30 às 01h00. Não encerra.
Preço médio: 40 euros

 

Leia também:

Cozinha vegetariana com estrelas Michelin
João Rodrigues e Galapito dominam Mesa Marcada
Agitar antes de abrir: 11 bartenders, 11 histórias de vida




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend