Restaurante italiano La Squadra lança jantares vínicos com garrafas ‘magnum’

O chef Augusto Gemelli elaborou a carta e escolheu os vinhos do Jantar das Magnum. (Fotografia de Paulo Spranger/GI).
O restaurante italiano La Squadra, integrado no My Story Hotel da Praça da Figueira, em Lisboa, iniciou uma série de jantares vínicos com referências italianas. O próximo evento deverá acontecer em novembro, sob a batuta do chef Augusto Gemelli.

Uma carta de comida parcialmente renovada com oito pratos italianos, uma nova carta de vinhos e uma série de futuros jantares vínicos. São estas as mais recentes novidades do restaurante italiano La Squadra, liderado pelo chef consultor Augusto Gemelli e pelo chef Alessandro Olivotto no piso térreo do My Story Hotel Figueira, na Praça da Figueira, em Lisboa.

O restaurante apresentou a nova carta de vinhos (já disponível) com o “Jantar das Magnum”, dia 22 de setembro, e deu a provar a um grupo de comensais “algumas das suas melhores garrafas em formato Magnum e Double Magnum”. Esta oferta, que de resto já integrava a garrafeira visível da sala, carateriza-se pelo tamanho maior das garrafas, de 1,5 litros e 3 litros, respetivamente.

Augusto Gemelli, chef consultor do La Squadra e sommelier há mais de 20 anos, selecionou cinco referências – originárias da Sicília, Friuli, Trentino e Toscana – para harmonizar com pratos da sua autoria. Após um aperitivo em três momentos foram servidos amêijoas, cogumelos bravos e “stracciatella”; ravioli de beterraba e javali com molho do “assado”; e vazia maturada com arroz, queijo Pecorino e “tartufado”.

Como sobremesa, foi proposta uma criação à base de requeijão de ovelha, pistáchio siciliano, chocolate e “lavanda”, acompanhado de um Ben Rye de 2017, da Donnafugata, na Sicília. Ao longo do jantar o público pôde assistir à decantação de vários vinhos tintos feita diretamente pelo chef, enquanto a equipa de cozinha ultimava os pratos no enorme balcão branco do restaurante.

“Estes vinhos de elevado nível qualitativo requerem um momento especial de consumo e uma preparação prévia. Os tintos servidos no jantar foram abertos horas antes para respirarem”, explicou o chef consultor à Evasões, no final do jantar. As garrafas magnum justificam-se pelo facto de favorecerem as condições evolutivas do vinho. “O vinho numa garrafa grande evolui melhor”.

Renovada com novas referências de outras zonas de Itália – Toscana e Sicília -, a carta de vinhos conta também agora com uma “alargada seleção de vinhos a copo, cerca de 20 referências”, segundo Augusto Gemelli, curador da garrafeira. Entre as opções, os brancos a copo começam nos 4 euros e os tintos nos 5 euros. “É uma carta dinâmica”, classificou.

Já quem quiser celebrar um momento especial com um vinho italiano no La Squadra tem à disposição um novo serviço que permite reservar uma garrafa com um dia de antecedência para que ela seja preparada atempadamente e servida com todo o requinte. Mais acessíveis são os vinhos da casa, da marca Rafeiro Alentejano, produzidos na Herdade do Monte Branco e várias vezes premiados.

O próximo jantar vínico deverá acontecer no La Squadra “no final de novembro”, segundo adiantou o chef. Até lá, continua disponível a “mesa do chef”, de apenas seis lugares e onde os clientes são convidados a colocarem-se nas mãos do chef, sem saber o que é o menu. A experiência está disponível a 59 e 95 euros por pessoa, com bebidas incluidas.

O La Squadra abriu há dois anos, na Praça da Figueira, apostado em praticar uma “cozinha de produto” com “ingredientes frescos, originais de Itália, e produzindo também massa fresca caseira e pão, entre outros produtos de padaria italiana, de forma a realizar receitas fiéis à tradição da gastronomia daquele país”.

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend