Receita de um cocktail que celebra os produtos da Madeira

Natural do Funchal e atualmente no Algarve para abraçar um novo projeto da Quinta do Lago, a bartender Ana Camacho sugere um cocktail que remete para a sua terra-natal, com o rum e o vinho produzidos na Ilha da Madeira.

Flor do Atlântico

Ingredientes
30 ml de rum da Madeira (William Hinton 6 anos)
30 ml de vinho Madeira (Cossart Gordon 10 anos Verdelho)
30 ml de bitter Cynar
1 pitada de flor de sal (fumado, preferencialmente)

Preparação
Juntar todos os ingredientes num copo de mistura ou num recipiente similar. Adicionar gelo. Com a ajuda de uma colher envolver e diluir um pouco.
Coar para um copo previamente gelado, de preferência uma taça (não adicionar gelo na taça). Aromatizar com uma casca de laranja e descartar.
Decorar usando parte da casca da laranja.

 

Bartender Ana Camacho.

Ana Camacho entrou no mundo dos cocktails bem cedo. Tinha apenas 16 anos quando teve a sua primeira formação para trabalhar como promotora da marca Pernod. Mas o interesse pelas bebidas destiladas já vinha de antes, fruto do ambiente familiar. “O meu pai gostava de fazer infusões em bebidas destiladas”, lembra. Estas eram usadas para aliviar certas maleitas. Além disso, colecionava garrafas.

De resto, é oriunda de “uma família de cozinheiros”, conta, e os sabores com que cresceu vinham dos dois lados do Atlântico – influências do seu pai, venezuelano, e da mãe, de ascendência africana. O gosto pela mistura de aromas foi crescendo e depois da formação inicial, começou logo a trabalhar em bares na Madeira. Mais tarde, rumou para o Porto para estudar Relações Internacionais. Mas continuou a fazer cocktails. Uma das suas primeiras casas foi o bar do Rivoli. “Dentro do Rivoli, a Liquid Consulting era a empresa contratada para criar os cocktails. Na altura, o dono gostou da minha maneira de trabalhar e contratou-me para vários eventos”, relação que continua até hoje. Seguiram-se outros espaços, como o bar de praia L’Kodac, o Boa Bao e o Nogueira’s, ainda no Porto. Em Lisboa, passou pelo Double 9, especializado em cocktails com chá.

Atualmente, Ana Camacho está no Algarve onde vai trabalhar num novo restaurante da Quinta do Lago Resort. A abrir depois do confinamento.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend