Receita de um cocktail fresco e fora da caixa

Com um percurso pouco comum no mundo da coquetelaria, Tiago Moreira impôs-se no meio com um trabalho “fora da caixa”, como é exemplo o Spring & Bubbles que aqui apresenta, feito com vinho sem álcool. É atualmente responsável pelos bares do Pestana Vintage Porto, incluindo o bar do restaurante Rib Beef & Wine, temporariamente encerrado.

Spring & Bubbles

Ingredientes:
45 ml Martini Ambrato
45 ml Carl Jung vinho rosé s/ álcool
15 ml xarope de açúcar *
30 ml sumo de toranja
40 ml Captain Kombucha de coco

Preparação:
Colocar todos os ingredientes num copo com gelo, exceto a kombucha, e mexer levemente até diluir o gelo. De seguida, verter para uma taça de cocktail, coando o gelo e acrescentando a kombucha bem fresca. Decorar com uma flor comestível da época. O cocktail pode ser servido também num copo longo com gelo, dependendo do gosto.

* Xarope de açúcar: juntar num tacho duas partes de açúcar e uma parte de água (por exemplo: 1 kg açúcar branco para 1/2 litro de água). Cozinhar em lume brando e deixar arrefecer. Utilizar a quantidade referida na receita do cocktail.

O bartender Tiago Moreira

Tiago Moreira no RIB Beef & Wine Porto, na Praça da Ribeira, Porto. (Fotografia de Pedro Granadeiro/Global Imagens)

Natural de Vila Nova de Gaia, Tiago Moreira cresceu junto à praia. E foi mesmo num bar de praia que começou a sua experiência como bartender. Mas trabalhar neste mundo não era o seu sonho de menino.

“Eu jogava futebol e queria seguir essa carreira profissional. Só que quando tinha 18 anos, percebi que era muito difícil”, lembra Tiago. Foi então que surgiu a oportunidade de trabalhar num bar de praia no Canidelo, o Caffedelmar, já desaparecido. “Trabalhei lá seis anos, mas foi só nos últimos dois que tive mais contacto com o trabalho de bar, com os cocktails. Aprendi a fazer o mais básico”, conta.

Entretanto, foi aprendendo de forma autodidata, em muitos livros e na Internet, e começou a concorrer a competições, obtendo bons resultados. Em 2015 surgiu a oportunidade de se tornar o bartender principal dos bares do hotel do grupo Pestana, instalado na Ribeira do Porto. Criou a lista do bar do restaurante Rib e do bar do lobby do hotel, o Heritage. “Tinha carta aberta para fazer o que quisesse”, lembra. Desenvolveu a sua forma de trabalhar, que começa sempre por explorar um conceito e termina a contar uma história através do cocktail.

O Rib Beef & Wine e o Heritage estão atualmente encerrados. Ainda não há data de reabertura.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend