O novo Quinta de Chocapalha Arinto Antigo 2020 resulta de um longo trabalho experimental conduzido pela enóloga Sandra Tavares da Silva, uma das filhas de Alice e Paulo Tavares da Silva, o casal produtor e proprietário da Quinta de Chocapalha, desde 1987. Oriundo de vinhas velhas, com idades superiores a 30 anos e expostas a norte, o monocasta chega ao copo a provar a versatilidade do Arinto, a casta mais plantada nos 45 hectares da quinta e a paixão maior da família. “Mostra a identidade da Quinta de Chocapalha”, enfatiza a enóloga.
Este branco fermentou durante 28 dias a baixas temperaturas com maceração pelicular ou curtimenta, e depois estagiou em barricas usadas de carvalho francês durante 24 meses em contacto com as borras finas. Por fim, esteve 12 meses em garrafa, indica a ficha técnica. O resultado foi um vinho “de cor dourada, com nariz intenso e complexo, marcado por notas de petróleo, marmelo e sílex”. Já na boca, é um néctar de “enorme frescura e densidade, com taninos equilibrados e persistentes e um final muito longo, com acidez estruturada”.

(Fotografia: DR)
O Arinto é um caso sério na Quinta de Chocapalha, sendo a casta mais plantada entre as brancas, onde também há Viosinho, Verdelho, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Nas tintas, orientadas a oeste da Serra de Montejunto, a enóloga trabalha com Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Castelão, esta última com grande histórico na região. “É muito produtiva e dá boa acidez aos vinhos”, explica Sandra Tavares da Silva. As vinhas em solos argilo-calcários e a amplitude térmica do vale também contribuem para boas maturações.
À nova referência vieram somar-se também os novos lançamentos do CH by Chocapalha branco 2020, do Quinta de Chocapalha tinto 2019 e do Chocapalha Vinha Mãe 2017 (tinto). Perpetuar tradições faz parte da identidade da quinta desde sempre, mas há uma década, a vinificação deu um salto qualitativo grande ao ganhar uma adega moderna, encaixada pelo arquiteto João Pedro Serôdio num talude da paisagem. Tomar o pulso à quinta guiado por um membro da família é possível através de visitas com provas de vinho, ou com almoço.

(Fotografia de Ernesto Fonseca)
Longitude : -8.2245