Quinta de Chocapalha, em Alenquer, lança novo Arinto Antigo de vinhas velhas

A Quinta de Chocapalha fica em Alenquer e está aberta a visitas, com almoço a pedido. (Fotografia de Ernesto Fonseca)
A Quinta de Chocapalha, na Aldeia Galega da Merceana, lançou o novo Arinto Antigo 2020, fruto da casta rainha da região dos Vinhos de Lisboa. Mas há mais novidades para conhecer neste enoturismo, cuja adega de arquitetura moderna celebra uma década.

O novo Quinta de Chocapalha Arinto Antigo 2020 resulta de um longo trabalho experimental conduzido pela enóloga Sandra Tavares da Silva, uma das filhas de Alice e Paulo Tavares da Silva, o casal produtor e proprietário da Quinta de Chocapalha, desde 1987. Oriundo de vinhas velhas, com idades superiores a 30 anos e expostas a norte, o monocasta chega ao copo a provar a versatilidade do Arinto, a casta mais plantada nos 45 hectares da quinta e a paixão maior da família. “Mostra a identidade da Quinta de Chocapalha”, enfatiza a enóloga.

Este branco fermentou durante 28 dias a baixas temperaturas com maceração pelicular ou curtimenta, e depois estagiou em barricas usadas de carvalho francês durante 24 meses em contacto com as borras finas. Por fim, esteve 12 meses em garrafa, indica a ficha técnica. O resultado foi um vinho “de cor dourada, com nariz intenso e complexo, marcado por notas de petróleo, marmelo e sílex”. Já na boca, é um néctar de “enorme frescura e densidade, com taninos equilibrados e persistentes e um final muito longo, com acidez estruturada”.

(Fotografia: DR)

O Arinto é um caso sério na Quinta de Chocapalha, sendo a casta mais plantada entre as brancas, onde também há Viosinho, Verdelho, Chardonnay e Sauvignon Blanc. Nas tintas, orientadas a oeste da Serra de Montejunto, a enóloga trabalha com Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alicante Bouschet e Castelão, esta última com grande histórico na região. “É muito produtiva e dá boa acidez aos vinhos”, explica Sandra Tavares da Silva. As vinhas em solos argilo-calcários e a amplitude térmica do vale também contribuem para boas maturações.

À nova referência vieram somar-se também os novos lançamentos do CH by Chocapalha branco 2020, do Quinta de Chocapalha tinto 2019 e do Chocapalha Vinha Mãe 2017 (tinto). Perpetuar tradições faz parte da identidade da quinta desde sempre, mas há uma década, a vinificação deu um salto qualitativo grande ao ganhar uma adega moderna, encaixada pelo arquiteto João Pedro Serôdio num talude da paisagem. Tomar o pulso à quinta guiado por um membro da família é possível através de visitas com provas de vinho, ou com almoço.

(Fotografia de Ernesto Fonseca)

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Carles Duff, Aldeia Galega da Merceana (Alenquer)
Telefone
263 769 317
Custo
() Provas de vinhos a partir de 28 euros/mínimo de quatro pessoas. Quinta de Chocapalha Arinto Antigo 2020: 30 euros/garrafa.

Website

GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend