Quinta da Lixa: devoção ao vinho verde e um romântico hotel vínico

A Quinta da Lixa é um dos maiores produtores da região dos Vinhos Verdes. (Fotografia: DR)
Esta empresa familiar é uma das maiores produtoras da região e tem uma adega moderna a condizer. Foram também os criadores do Monverde, o primeiro hotel vínico dos vinhos verdes, com spa, cozinha de autor e experiências ligadas ao vinho.

A família Meireles sempre foi apaixonada pelos Vinhos Verdes. Foram ajuntadores de vinho e proprietários de alguns vinhedos ao redor da pequena Vila da Lixa, no concelho de Felgueiras. Mas só em 1986 nasceu a empresa que se viria a tornar naquela que é hoje a Quinta da Lixa – Sociedade Agrícola, Lda, quando Óscar Meireles, o atual administrador, se juntou ao irmão mais velho e a um primo para dar rumo às vinhas da família.

O vinho produzido era inicialmente vendido a granel mas rapidamente se percebeu o potencial para o seu engarrafamento, o que levou inevitavelmente à construção de uma nova e moderna adega, e que tem hoje capacidade para engarrafar nove mil garrafas por hora.

Quinta da Lixa (Fotografia: DR)

 

O universo da Quinta da Lixa estende-se a seis propriedades na região, e a contar com as parcerias com outros viticultores, a adega vinifica quase 500 hectares de vinhas, sendo que mais de metade da produção é exportada para 35 países. Na adega fazem-se provas com degustação de produtos regionais, mas sendo um espaço industrial, e de certa forma desprovido do romantismo das adegas tradicionais, a família sentiu a necessidade de criar um espaço para receber os parceiros e “amigos do vinho”.

 

O projeto inicial passava por recuperar a antiga casa da Quinta de Sanguinhedo, em Telões, Amarante – a 10 minutos da Quinta da Lixa -, mas ganhou asas e transformou-se no primeiro hotel vínico da Rota dos Vinhos Verdes. O Monverde abriu em 2015, com restaurante, spa e uma dezena de experiências ligadas ao vinho.

Monverde – Wine Experience Suites (Fotografia: DR)

 

Piqueniques e passeios nas vinhas, ser “enólogo por um dia” e fazer o próprio vinho, harmonizações, pintura com vinho, vinoterapia e muitas outras propostas compõem a oferta de enoturismo. No ano passado foram inauguradas as Wine Experience Suites, dez novos quartos com piscina privada, lareira, enoteca, vista para as vinhas e serviços personalizados, como ter o chef a cozinhar no jardim. Os programas são variados, mas a missão é sempre a mesma: dar a conhecer o vinho da Lixa no conforto de um hotel de luxo.

Produção anual: 5 milhões de garrafas
Vinhos: Quinta da Lixa Reserva Alvarinho (estágio em barrica – edição limitada); Morgado da Vila Pét-nat; Quinta da Lixa Escolha (Loureiro e Trajadura); Quinta da Lixa Vinhão; O tal Vinho da Lixa Branco

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend