Publicidade Continue a leitura a seguir

Quinta da Aveleda, 150 anos e um jardim romântico

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Produzido por

É o maior produtor e exportador da região dos Vinhos Verdes, com um legado de 150 anos – os primeiros registos de venda de vinho engarrafado da Quinta da Aveleda datam de 1870 -, atualmente sob alçada da quinta geração da família Guedes. A propriedade, em Penafiel, é o centro de operações da empresa, mas há outros encantos a descobrir além do vinho nesta quinta abraçada por altos muros de granito.

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Os 100 hectares de vinhas rodeiam um magnífico jardim ao estilo vitoriano, classificado como Jardim Histórico, que é por si só digno de visita. Árvores centenárias e espécies exóticas, uma alameda com mais de 90 tipos de camélias, labirintos de roseiras e exemplares raros de carvalhos e pinheiros são alguns dos tesouros botânicos que existem na Aveleda. Num passeio pelo jardim descobrem-se ainda recantos que parecem saídos de um filme de fantasia, como a pitoresca Casa de Chá, instalada numa das ilhotas do lago. De passagem obrigatória é também a adega velha, onde envelhece a afamada aguardente da casa, e os apreciadores do destilado podem fazer uma prova especial diretamente dos cascos.

Além das provas, a quinta organiza uma série de atividades para tirar partido da propriedade, como piqueniques, workshops, oficinas de pão cozido no forno a lenha da cozinha velha, almoços na varanda da casa e até um “escape game”. O Aveleda Escape Garden é um jogo de fuga que se desenrola ao ar livre e tem como mote o desaparecimento de uma garrafa da coleção privada da família Guedes, um mistério que os visitantes têm de resolver.

(Fotografia: Artur Machado/Global Imagens)

Antes de dar por terminada a visita, recomenda-se uma passagem pela vinoteca, onde estão guardadas colheitas mais antigas e raras do portefólio Aveleda, e pela loja, em cujas paredes se conta a história das principais marcas do grupo – Adega Velha, Quinta Vale D. Maria, Villa Alvor, Quinta D’Aguieira e Casal Garcia -, que além dos Vinhos Verdes estende-se também às regiões do Douro, Bairrada e Algarve.

Em jeito de despedida dos meses quentes e de celebração das vindimas, a Aveleda organiza no próximo dia 25 de setembro a 4ª edição da Noite de Verão, um evento que junta vinho, música e petiscos ao pôr-do-sol, no cenário mágico desta quinta vinhateira.

Quinta da Aveleda

Produção anual:
20 milhões de garrafas

Vinhos:
Aveleda Loureiro & Alvarinho
l Aveleda Solos de Granito
l Aveleda Parcela do Convento
l Aveleda Manoel Pedro Guedes (Loureiro e Alvarinho)
l Casal Garcia Branco
l Adega Velha 30 Anos

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.
é a marca de conteúdos produzidos por
desenhados para inspirar e criar uma maior proximidade entre os leitores e as marcas.