Quatro contas de Instagram para descomplicar o vinho

Estas quatro contas de Instagram falam de vinho de forma descomplicada. (Fotografia: Eduardo Pinto)
Vídeos bem humorados e com uma linguagem acessível; dicas e tutoriais sobre como servir e provar vinho; curiosidades sobre castas e harmonizações, compõem as partilhas diárias destas páginas que abrem a porta ao mundo dos vinhos.

# Meia Gaiola (@meiagaiola)
PAULO ABREU Paulo também já se sentiu perdido no meio de tecnicismos na hora de escolher um vinho. Por isso, juntou duas áreas onde acumula experiência, o humor e a comunicação, para criar a Meia Gaiola, uma página de Instagram onde se fala sobre vinho de forma divertida e descomplicada.

Comunicador, humorista e apreciador de bons momentos passados à mesa na companhia de amigos, petiscos e vinho, Paulo criou o projeto Meia Gaiola com o objetivo de comunicar o vinho de forma bem disposta e acessível, sem os habituais termos técnicos que complicam a escolha a quem não sabe o que significam.

Paulo Abreu (Fotografia: DR)

 

A ideia para o Meia Gaiola – expressão que o alentejano sempre ouviu quando alguém queria pedir só meio copo de vinho ou uma garrafa pequena – surgiu-lhe no início da pandemia, com a vontade de experimentar vinhos diferentes. “Percebi que acontece a muitos dos meus amigos e já me aconteceu a mim no passado, chegar a um supermercado, olhar para a garrafeira e não fazer a mínima ideia de que vinho levar, porque não existe informação para quem não tem conhecimento técnico sobre vinho”, diz.

Na página de Instagram, Paulo fala sobre o assunto com uma linguagem simples, e os seguidores encontram listas de vinhos para diversos intervalos de preço, vídeos bem humorados com entrevistas informais a produtores e análises de vinhos, classificados de acordo com o critério qualidade/preço.

# Provas em Casa (@provas_em_casa)
No ano passado, a centenária Quinta da Aveleda criou um projeto no Instagram, conduzido por Francisca Van Zeller, que ajuda a descomplicar o vinho. No Provas em Casa, fala-se de forma simples sobre os diferentes tipos de solo e as características que definem as castas, esclarece-se o que são taninos, e outros termos técnicos, em publicações claras, provas interativas e conversas com personalidades do mundo do vinho.

# Wine Folly (@winefolly)
O que é um vinho laranja? Como é feito o espumante? Que métodos de harmonização existem? Quais são os sabores dominantes da Touriga Nacional? Quais as melhores combinações de vinho e queijo? Estas e muitas outras questões são respondidas de forma lúdica na página de Instagram do Wine Folly, onde também se aprende a escolher o copo mais indicado para cada vinho e a abrir uma garrafa de espumante, entre outros guias práticos sobre vinhos de todo o mundo, incluindo Portugal.

# School of Port (@schoolofport)
Nesta página de Instagram, criada pela Symington Family Estates, além de conversas em direto entre especialistas, e curiosidades sobre o vinho do Porto, também se encontram receitas de cocktails feitos com o generoso. Do clássico Porto tónico, a reinvenções como a piña colada de vinho do Porto, sangria, limonada Ruby e cocktails de autor criados por diversos bartenders.

 

Tutoriais Vila Galé
No canal de youtube dos hotéis Vila Galé está disponível uma série de tutoriais, que vão desde receitas de pratos, a cocktails, treinos e até como abrir uma garrafa de vinho.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend