O projeto nasce da vontade do autor de criar uma plataforma que combine o acesso ao conhecimento com a promoção das diversas regiões e de produtores nacionais. “Há muitos vinhos de qualidade que acabam por ficar na sombra e a minha vontade é a de partilhar essa informação com consumidores e profissionais interessados em descobrir o que o nosso país tem para oferecer,” afirma Luís Gradíssimo, em nota divulgada à imprensa.
Para cada vinho escolhido, o guia oferece informações detalhadas, como o ano de colheita, as castas, o tipo de vinificação, até dados analíticos. Os vinhos são avaliados numa escala de 0 a 20, com notas de prova escritas em linguagem acessível. A publicação será também uma ferramenta de consulta para profissionais da hotelaria, restauração e garrafeiras.
Cada edição traz uma introdução à região, ajudando a contextualizar os vinhos e os perfis, tudo com uma abordagem informativa e educativa. As edições serão renovadas, no máximo, a cada dois anos, garantindo a atualização e o acompanhamento das novas tendências.
“Queremos que o guia seja uma jornada de descoberta para todos os que se interessam por vinhos. Acreditamos que a possibilidade de consulta digital e a atualização periódica do conteúdo trará mais dinamismo e relevância ao guia, tornando-o um companheiro de referência constante para consumidores e profissionais do setor”, refere o autor.
O “Guia do Vinho – Ilha da Madeira e Porto Santo” custa 12,90 euros, e pode ser adquirido através do link amazon.es/pt/dp/9893546613. No formato digital, está acessível por meio de subscrição na página luisgradissimo.com.
Aquando do lançamento do livro “Enogastronomia”, em 2021, a Evasões entrevistou Luís Gradíssimo. Leia ou releia aqui e fique a conhecer melhor o autor.