Porto: Terapia num copo de vinho

São Lázaro tem um novo inquilino: um descontraído bar de vinhos chamado Terapia. Porque o convívio é saudável.

No novo bar dedicado aos vinhos, entre o jardim de São Lázaro e a Faculdade de Belas Artes, apela-se mais ao convívio entre copos do que à pura degustação. Despretensioso, mas elegante, pequeno, mas confortável e com esplanada, o Terapia Wine Bar é um projeto de António Neves, que depois de ter passado vários anos a trabalhar em bares, discotecas e restaurantes, decidiu abrir o seu espaço. «Sempre tive gosto pelos copos», diz, mesmo, confessa, não sendo especial apreciador de vinhos. O que lhe agrada mesmo é proporcionar momentos de convívio, pelo gosto de ver «grupos de amigos saírem ao final da tarde ou à noite para beber e petiscar algo».

A sua paixão pelas artes também se reflete no Terapia, onde se podem ver alguns desenhos seus. António estudou joalharia contemporânea e foi este caminho que pensou seguir quando estava a recuperar de um problema de saúde, até porque o médico o aconselhou a arranjar algo para ocupar o tempo, uma «espécie de terapia». Abrir um ateliê era tentador, mas «não é fácil entrar no meio». Por isso, optou por outra terapia, abrindo o bar em meia dúzia de meses.

A escolha dos vinhos é diversificada sem ser extensa, e agradará a diversos públicos, de leigos a enófilos que queiram tomar um copo sem preciosismos. As referências rondam as três dezenas. Entre outros, há Papa-Figos, Cabeça de Toiro, Quinta do Vallado e Assobio (os preços por copo variam entre 1,20 euros e 3,80 euros). A comida prima por ser simples e honesta. A bola de carne é caseira, as tábuas bem servidas, há sanduíches variadas, ovos mexidos, saladas e pregos servidos em prato ou no pão. E tudo sabe melhor acompanhado, porque o convívio faz bem à saúde.

 

Terapia Wine Bar
Rua Barão de São Cosme, 155 (São Lázaro)
Tel.: 223225085
Web: facebook.com/terapiawinebar
Das 11h00 às 23h00; sexta e sábado, até às 00h00. Encerra ao domingo.
Preço médio: 8 euros