Ponte de Lima: um vinho verde para cada mesa

Vista do Centro deInterpretação e Promoção do Vinho Verde. Fotografia: Igor Martins/Global Imagens
Tornaram-se vinhos de grande aptidão gastronómica e a procissão ainda vai no adro. Reforço em talento enológico e bom potencial de envelhecimento, há uma oferta inteirinha de néctares que adoram sentar-se e comer connosco.

Tornaram-se vinhos de grande aptidão gastronómica e a procissão ainda vai no adro. Reforço em talento enológico e bom potencial de envelhecimento, há uma oferta inteirinha de néctares que adoram sentar-se e comer connosco. Já sabemos que tinto com carne e branco com peixe são mitos ultrapassados, mas talvez não tenhamos ainda percebido como Ponte de Lima de repente tem um portfólio de produtores e vinhos que colocam a região entre os maiores amigos da mesa. O desafio agora está em dar-lhes utilização em situações novas, para ver o longe que já se foi.

As castas mais representativas são Loureiro e Vinhão, respetivamente branca e tinta de que não se conhece ainda os limites e que contrariam a lógica estabelecida de consumo no ano de produção. Os vinhos de Ponte de Lima não só duram como se aperfeiçoam com o tempo. Complexidade, flexibilidade e muito prazer são argumentos suficientes para se aventurar pelos meandros da sua próxima região favorita. Boas provas!

1. ADEGA PONTE DE LIMA VERDE ROSÉ 2018 (11%) | AD. COOP. PONTE DE LIMA
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 15,5 | PREÇO: 4 EUROS

Vinhão, Espadeiro e Borraçal compõem este rosé singelo, companheiro indefetível da cascaria estival e de um caril suave de galinha. Relação preço-qualidade quase imbatível, vai bem também com massas italianas clássicas, temperadas com manjericão.

2. APHROS VINHÃO VERDE DO LIMA TINTO 2018 (12%) | VASCO CROFT
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 18 | PREÇO: 9,5 EUROS

Impossível resistir à frescura e equilíbrio deste verde tinto, faz cair por terra todo e qualquer preconceito, em relação a esta categoria especialíssima de vinho. Enologia de truz, vinhas biotratadas com o maior carinho, é uma descoberta fascinante com um steak au poivre.

3. ADEGA PONTE DE LIMA LOUREIRO VERDE DO LIMA BRANCO 2018 (12%) | AD. COOP. PONTE DE LIMA
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 16,5 | PREÇO: 4 EUROS

Os assados de carne no forno desenvolvem grupos de aroma e sabor que abrem as portas de par em par para este loureiro bem feito, resultado de uma seleção aturada de uvas e de uma abordagem moderna à enologia. Podemos esperar bons vinhos da casa, a revolução está em curso.

4. CASA DAS BUGANVÍLIAS COLHEITA SELECIONADA VERDE DO LIMA BRANCO (12,5%) | CASA DAS BUGANVÍLIAS
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 17,5 | PREÇO: 8,5 EUROS

100% Loureiro, estrutura muito fina e bem urdida, vestida com uma acidez bem trabalhada. Este vinho merece a ousadia de um cozido à portuguesa com os ingredientes tradicionais todos, o caldo de verduras enriquecido pela proteína animal que se cozeu nele e oferecer boa prova.

5. QUINTA DAS FONTES LOUREIRO MINHO BRANCO 2017 (12%) | ENCONTRO DAS FONTES
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 17,5 | PREÇO: 9,5 EUROS

Pregado assado nas brasas com alcaparras e beurre noir, ou pargo assado no forno à portuguesa, são duas das muitas harmonizações possíveis para este Loureiro estruturado e penetrante, apto à melhor mesa.

6. VIL’ANTIGA LOUREIRO VERDE 2018 (12%) | PEDRO LIMA
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 17 | PREÇO: 6 EUROS

Delicioso e copioso na boca, notas abundantes de frutos tropicais, tem a vocação da pastelaria e oferece diversas frentes de exploração. Excelente para a doçaria caseira, surpreendente com mousse de chocolate preto, brilhante com pão de ló.

7. AMEAL LOUREIRO VERDE DO LIME BRANCO 2016 (11,5%) | QUINTA DO AMEAL
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 17 | PREÇO: 8 EUROS

Este vinho pode funcionar como demonstrador da casta Loureiro, estruturante da oferta vínica de Ponte de Lima, e as tonalidades salinas que cria na boca configuram-no para uma feijoada de chocos ou búzios, poder de resolução e integração dos componentes entre si.

8. DA CUQUINHA LOUREIRO VERDE DO LIMA BRANCO 2018 (12%) | CASA DA CUCA
CLASSIFICAÇÃO EVASÕES 17,5 | PREÇO: 4,5 EUROS

Branco de Moreira do Lima, é uma proposta séria de um produtor que tem vindo a crescer em qualidade e complexidade nos vinhos que tem produzido. Excelente com um caril verde tailandês, pela frescura que apresenta e pelas sugestões especiais que deixa na boca.

Leia também:

Ponte de Lima: vinhos, petiscos e receitas centenárias
Ponte de Lima: 4 sítios onde dormir entre vinhas
[vídeo] Ponte de Lima: passear à volta do vinho




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend