Passagem de ano em casa: que opções para beber?

Nem só de vinho se faz uma passagem de ano caseira. Veja, por exemplo, duas sugestões de «cocktails», o Sanguinário e o Hot Rum Punch, para uma noite animada e saborosa.

O vinho é essencial numa noite de passagem de ano que se preze, mas não convém que seja a única bebida, a bem da qualidade da própria festa. Os cocktails são uma excelente opção. É claro que à medida que a noite avança vai-se perdendo a paciência e a destreza para preparar alguns cocktails individuais, por isso nada melhor do que optar pelos de jarro.

Há sempre a eterna sangria – quem nunca bebeu (demasiada) sangria que atire a primeira pedra de gelo – mas com alguma criatividade é possível ir muito além disso. Também aqui o chef Ljubomir e a sua equipa dão uma sugestão. O nome é, curiosamente, em tudo semelhante: Sanguinário. «Uma bomba em bom», refere. Leva vodka, champanhe e tequila.

A Evasões pediu também ajuda a Carlos Santigo, por mais do que uma vez considerado o melhor bartender português e uma das caras que deu nome ao The Royal Cocktail Club, no Porto. Pronuncia-se em inglês (Hot Rum Punch), mas vai bem em qualquer festa lusa. Tal como o nome indica, tem (muito) rum, mas também mel, canela, noz-moscada e gengibre. Perfeito para acabar com aquela constipação que se arrastava desde o Natal.

 

Sanguinário
Meia garrafa de champanhe Piper-Heidsieck
35ml de vodka Moskovskaya
35ml de tequila Olmeca Blanco
150ml de puré de frutos vermelhos
3 morangos picados
2 maracujás
2 rodelas de maça verde
Meio talo de lemongrass
Uma rodela de gengibre
20 cl de Sprite ou 7Up
70 ml de goma de açúcar
3 ramos de hortelã-pimenta ou poejo

Método de preparação:
Cortar a fruta em cubos pequenos, máximo 1cm x 1cm, juntar no jarro e adicionar a polpa, Colocar o açúcar e a hortelã. Mexer bem para ligar os ingredientes, adicionar o álcool, o gelo, misturar e finalizar com champanhe e 7Up ou Sprite.

 

Hot Rum Punch
200ml Rum Zacapa 23
Uma Colher sopa manteiga
Canela, Noz Moscada e Gengibre
40ml Mel
120ml Água Quente

Método de preparação:
Colocar a água e ferver. Adicionar os restantes ingredientes e mexer até todos se incorporarem. Verter tudo para um Poncheira ou recipiente que aguente o calor. Colocar uma colher de concha e deixar os seus convidados servirem-se a gosto.

 

Leia também:

Nova discoteca de Lisboa abre na passagem de ano
Beber vinho e comer petiscos às portas de Braga
Já abriu a nova pizaria de Chakall com cocktails poéticos