O Dia da Fernão Pires está de volta com provas gratuitas e descontos

(Fotografia de Gonçalo Villaverde)
Visitas e provas gratuitas em adegas, descontos em loja e happy hour são atividades que decorrem esta quinta-feira, dia em que se celebra a casta rainha dos Vinhos do Tejo.

É a casta branca mais plantada em território nacional e casta rainha dos Vinhos do Tejo, onde soma quatro mil hectares de terreno de vinha. Esta semana, está de parabéns com o regresso da segunda edição do Dia da Fernão Pires, a 20 de junho, efeméride criada pela Comissão Vitivinícola Regional do Tejo para a celebrar dentro e fora das adegas.

À semelhança do ano passado, a iniciativa “Portas Abertas” terá a participação de produtores de Vinhos do Tejo, que abrem as portas das suas adegas para dar a conhecer melhor esta casta e as respetivas vinhas e colheitas, com programas de visita + prova gratuita de manhã (pelas 12h) e de tarde (pelas 15h). A lista de adegas ficará entretanto disponível no site oficial da CVR Tejo.

Na região dos Vinhos do Tejo, há 4000 hectares de vinha de Fernão Pires. (Fotografia de Gonçalo Villaverde)

Além disso, o Dia da Fernão Pires disponibiliza descontos de 10% na compra de monovarietais da Fernão Pires nas lojas da Rota dos Vinhos do Tejo – com morada física em Almeirim, na Rua de Coruche, 85; ou na plataforma online, em www.rotadosvinhosdotejo.pt. O desconto nas compras aplica-se durante um mês, entre 20 de junho e 19 de julho. A terceira atividade da efeméride acontece no Jardim da Biblioteca de Almeirim, entre as 18h e as 20h, com uma happy hour aplicada aos monocastas de Fernão Pires do Tejo, onde se contam referências em frisante, pet nat, espumante, vinho branco, curtimenta, colheita tardia e abafado.

A Fernão Pires tem, de resto, o 20 de junho como seu dia oficial, não por acaso. “A escolha da data poderia ter por base vários fatores, sendo que neste caso pesou o facto de ser o dia do município de Almeirim, concelho onde está plantada a maior mancha – não contígua e propriedade de vários agentes económicos – de Fernão Pires da região do Tejo: 30% de um total de cerca de 4000 hectares de vinha desta casta”, explicou em 2023, quando a efeméride foi criada, Luís de Castro, presidente da CVR Tejo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend