Publicidade Continue a leitura a seguir

Nos próximos fins de semana são escolhidas as melhores cervejas caseiras do país

Esta é a 9ª edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. (Fotografia: Ernesto Fonseca)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estilos “ousados”, com “leveduras pouco comuns” ou com “envelhecimento em barricas de vinho do Porto, da Madeira ou bourbon” são algumas das características das cervejas inscritas na 9ª edição do Concurso Nacional de Cervejas Caseiras e Artesanais. Bruno Aquino, da organização, acredita que a cerveja portuguesa está a passar por um período de maior “experimentalismo”, com menos de cervejas de estilos clássicos.

Este ano, foram 114 as cervejas inscritas no concurso, pouco menos do que na edição do ano passado, que bateu o recorde com 120 inscrições. “É um número também significativo, um sinal de crescimento deste hobby em Portugal”, diz. Os prémios vão distinguir as melhores cervejas nas categorias “lager”, “ale”, “experimental” e “berliner weisse”.

A primeira etapa do concurso é sábado, dia 27, na Praxis Beer, em Coimbra. O júri reúne de manhã e depois há almoço cervejeiro e visita à fábrica. A avaliação segue dia 4 de dezembro, sábado seguinte, na HopSin, em Colares. Aqui, vai haver um workshop de técnicas de souring, com prova de exemplares Brett Hotel, por Nuno Dias (das 11h às 12h30). Segue-se o almoço e, às 15h, o quizz cervejeiro. Das 16h às 17h realiza-se o 1º torneio de “beer pong”.
Os cervejeiros vencedores serão anunciados pelas 17h e a seguir faz-se o leilão de algumas das cervejas a concurso.

Praxis Beer
Rua António Augusto Gonçalves, lote 28/29, Santa Clara, Coimbra
Tel.: 239440207

HopSin
Avenida do Atlântico 1, Colares, Sintra
Tel.: 939764438