Na Quinta dos Vales, no Algarve, pode-se alugar uma vinha (e vila para dormir)

A Quinta dos Vales alia a produção de vinho ao turismo e à arte moderna. (Fotografia: DR)
Fazer o próprio vinho é apenas uma das ofertas da Quinta dos Vales em Estômbar (Lagoa), no Algarve, direcionadas para os amantes do vinho. O empreendimento inaugurou também este verão novas villas que podem ser alugadas ou mesmo compradas.

Acordar com vista para um vale de vinhas numa das novas 32 villas The Vine é a mais recente novidade da Quinta dos Vales, um empreendimento em torno do vinho e da arte criado pelo empresário e artista alemão Karl Heinz Stock em Estômbar. As moradias, decoradas num estilo moderno e equipadas com kitchenette, podem ser alugadas para férias (tal como as casas já existentes) e dão acesso a um restaurante (abre em breve), piscina de rebordo infinito sobre 20 hectares de vinha e campos de paddle, ténis e mini-golf. Mas são apenas uma parte do projeto, uma vez que também podem ser compradas por enófilos que queiram tornar-se enólogos.

Foi um pouco o que sucedeu com Karl Heinz Stock quando visitou Portugal em 1996, após uma carreira na banca e no setor imobiliário. Apaixonado pelo que encontrou, decidiu trocar as ruas frias de Moscovo pelo clima ameno do Algarve e investir em pequenas e médias empresas, desfrutando de uma vida tranquila e repleta de bons vinhos. Até que decidiu tornar-se produtor, ainda que inexperiente, e estabeleceu a Quinta dos Vales, há 14 anos. A aposta agora é na junção do imobiliário com o vinho através da Winemaker Experience, que permite aprender a fazer um blend, produzir uma barrica, alugar e até comprar uma vinha.

Todo o processo da vinha à adega é acompanhado pela enóloga Marta Rosa e a equipa para garantir que os enólogos obtêm o melhor do seu investimento, participando diretamente ou não. A garantia é ter 288 garrafas por ano com o vinho envelhecido, engarrafado, rotulado e encaixotado. Já quem não quiser arriscar tanto pode fazer apenas o seu próprio blend com vinhos de base da quinta, e levar a garrafa para casa, no Bottle Blending Workshop, uma introdução de três horas à vinificação. Na loja vendem-se néctares das marcas Marquês dos Vales e Diálogo.

Quem também “interage” com os visitantes são as esculturas de animais e mulheres criadas por Karl Heinz Stock, inspirado em artistas como Niki de Saint Phalle e Botero. De pequenas e grandes dimensões, são mais de uma centena e espalham vida e cor pela quinta de 44 hectares, atraindo milhares de visitantes todos os anos.
“As ideias por trás das esculturas são as mesmas que impulsionaram a evolução do vinho. Ambos estão ligados à vontade do homem de criar”, comenta o empresário, que na gestão diária da Quinta dos Vales tem a ajuda do filho Michael, formado em gestão e enófilo como o pai, claro está.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend