Murça celebra vinhos brancos do Douro com estreia de festival

A Praça da Porca de Murça é um dos locais que acolhe o festival. (Fotografia: Eduardo Pinto)
De 2 a 3 de junho, a primeira edição do festival Vinhos Brancos na Praça vai dar palco aos vinhos brancos do Douro e aos produtores locais. Certame ao ar livre terá provas vínicas, conversas, gastronomia e o lançamento de um azeite com cacau.

O município de Murça celebra a primeira edição da festa Vinhos Brancos na Praça, entre 02 e 03 de junho, para homenagear os viticultores locais e destacar “o potencial” do concelho para a colheita deste produto do Douro. “Murça tem todas as condições para se afirmar como a capital dos vinhos brancos do Douro”, afirmou o presidente da Câmara de Murça, Mário Artur Lopes.

Para sustentar esta afirmação, o autarca “destacou a natureza dos solos, a localização dos terrenos e o trabalho incansável de gerações e gerações de viticultores no desenvolvimento da cultura da vinha e na adaptação das melhores castas ao território”. Por isso, Mário Artur Lopes salientou ainda que se pretende homenagear os viticultores do concelho e o trabalho na vinha.

“Abrir novos horizontes ao Alto Douro Vinhateiro passa também por dar a conhecer ao mundo o que este território ímpar produz de melhor, o que, no caso de Murça, é a qualidade das suas uvas, em especial as uvas brancas, que dão origem a vinhos distintos e cheios de caráter”, acrescentou.

A festa, promovida pela câmara do distrito de Vila Real e coorganizada pela empresa Greengrape, vai estender-se pelas praças da Porca, monumento ex-líbris de Murça, e do Pelourinho, localizadas no centro histórico, associa-se à feira franca de produtos locais e pretende, também, dinamizar o comércio local.

O encontro insere-se na Cidade Europeia do Vinho que, em 2023, coloca em destaque todo o Douro e os 19 municípios agregados na Comunidade Intermunicipal (CIM). “No ano em que o Douro ostenta o título de Cidade Europeia do Vinho, a mostra Vinhos Brancos na Praça associa Murça a este momento de celebração coletiva, com o propósito de se afirmar no futuro como um encontro de festa e de valorização do concelho e das suas gentes”, salientou Mário Artur Lopes.

Segundo a informação divulgada pelo município, a companhia Ramos Pinto foi das primeiras “a descobrir” o potencial de Murça para a produção de vinhos brancos, por intermédio de José António Rosas que, há mais de 50 anos, começou a comprar uvas neste concelho para a elaboração de vinhos do Porto brancos. Depois, nas últimas duas décadas outros produtores “lhe seguiram as pisadas”.

No certame participam produtores de vinho do concelho, como as Caves de Murça, a Quinta de Porrais (Casa Santos Lima), Águia Moura, Monte de São Sebastião, Seis Tornas, Casa Agrícola Borges, Casa Boal, Bichoso Winemakers, Quinta do Cabeceiro, João Bessa e a Casa Castro Malheiro. A festa Vinhos Brancos na Praça conta ainda com outros produtores do Douro, associados ao concelho através da compra regular de uvas para vinhos brancos tranquilos e Porto branco.

O programa inclui eventos culturais e animações vínicas, associa as provas de vinhos e a venda “a preços de produtor” com a gastronomia, como os enchidos, os queijos e os doces típicos locais, desde o toucinho do céu às queijadas de chila. Prevê ainda o momento “Conversa na Praça”, coordenado pelos críticos João Paulo Martins e Pedro Garcias e que será dedicado ao tema “Murça e a originalidade dos seus vinhos brancos”.

Durante o certame, a Cooperativa Agrícola dos Olivicultores de Murça vai lançar um azeite com cacau, que a organização diz ser o “primeiro azeite do mundo elaborado a partir da fusão de azeitonas com cacau”, neste caso cacau biológico da Roça Diogo Vaz, de São Tomé e Príncipe. Este produto pretende também homenagear o Marquês de Valle Flor, natural de Murça, que no século XIX foi proprietário de várias roças em São Tomé, tendo sido considerado um dos maiores produtor de cacau do mundo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend