Aveiro: Um novo bar com terraço voltado para a ria

A carta está bem composta de bebidas: vinhos a copo, licores, gin, vodkas, cocktails. Este novo bar tem varanda para o mercado e terraço para um canal da ria. E festas sunset às sextas-feiras a partir das cinco da tarde.

É um bar e uma aventura recente de três amigos que decidiram pôr mãos à obra e transformar o primeiro piso do Mercado Manuel Firmino, no centro de Aveiro, num espaço luminoso para beber um copo após um dia de trabalho, antes ou depois do jantar, durante a tarde ou ao fim de semana, nas férias ou nas noites quentes (ou frias). Enfim: quando apetecer. E com música calma para desacelerar do ritmo diário. O Maria Lounge Bar abriu em julho, tem sunset à sexta-feira a partir das cinco da tarde para fechar uma semana de trabalho e começar a descontrair antes de chegar a casa.

Para beber, opções não faltam. Porto tónico e outros portos como um Sandeman tawny com 40 anos. Gin de várias proveniências e Elephant Gin porque o bar é o embaixador da marca na cidade. Mais de 20 whiskies de várias idades e maltes. Aguardentes e brandies, licores como a ginja de Óbidos, espumantes, champanhe, e vinhos a copo. Os cocktails têm direito a carta própria, há-os de autor com dedo de Bruno Garra, e os mais tradicionais como caipirinhas, e margaritas.

O bar tem varanda com mesas e cadeiras e vista para as bancas de legumes, frutas e flores do mercado, e um terraço, com jardim vertical, virado para um dos canais da ria.

Além das bebidas, há snacks como tostas mistas em pão rústico, wrap de presunto, e salada de salmão fumado com alface, espinafres, tomate, e nozes. Ao sábado e domingo, há brunch das dez da manhã às três da tarde. E as compras do dia, dos legumes, das frutas, dos enchidos e queijos, são feitas no mercado.

Pedro Brás, engenheiro eletromecânico, Pedro Ré, gestor do desporto com um ginásio na cidade, e Eduardo Conde, formado em solicitadoria e com experiência na gestão de um bar, são os três amigos que recuperaram o espaço para um bar em tons de azul com rosáceas dos tetos antigos na parede. «É um bar para beber um copo a seguir ao trabalho, ao fim da tarde, ou depois do jantar», diz Pedro Brás.

«É um sítio descontraído para aproveitar a tranquilidade no meio de um centro urbano», acrescenta Eduardo. É um ponto de encontro que prepara exposições de pintura, escultura, momentos de poesia, música ao vivo. E Maria não é um nome assim tão óbvio. Resulta da junção de duas palavras, duas riquezas de Aveiro. Mar e ria.

 

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Praça do Mercado, Mercado Manuel Firmino, Loja 42, 1.º andar
Telefone
917104076
Horário
Das 11h00 às 02h00; sábado e domingo, a partir das 10h00. Não encerra.
Custo
(€) Vinho, 3 euros (copo); porto tónico, 4 euros; margarita, 5 euros; ginja, 3 euros.


GPS
Latitude : 40.6416997
Longitude : -8.648887599999966

 

Leia também:

O novo pátio de Aveiro tem restaurante, esplanada e loja
Pelos caminhos dos ovos-moles de Aveiro, clássicos e renovados
Em Aveiro há petiscos à espanhola para provar em família