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Mainova: um novo olhar sobre o terroir do Alto Alentejo

Mainova.

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O trabalho ligado à terra já corria na família, com os avós paternos dedicados à agricultura e produção de frutas e gado, e um avô materno armazenista de vinhos. O saber fazer manual estende-se ao pai, José Luís, no ramo da cerâmica há quarenta anos. Mas foi a vontade de mudar de vida que levou Bárbara Monteiro, “a mais nova de três irmãs”, a trocar o Marketing na capital pelo sossego do Alto Alentejo. O resultado da transição prova-se hoje nas nove referências da Mainova, a marca de vinhos e azeites extra-virgem que nasceu há ano e meio.

É na ampla Herdade da Fonte Santa, propriedade adquirida pela família há uma década, que estão os 20 hectares de vinha e 90 de olival, que convivem entre sobreiros e azinheiras. A pegada ambiental é um dos pilares da casa, com produção biológica (ou processo de transição), pouca intervenção e referências veganas. Nas vinhas, aliam-se “castas tradicionais a um novo modernismo”, conta António Maçanita, fundador de projetos como Fita Preta e Azores Wine Company, e enólogo e consultor da Mainova.

A Herdade da Fonte Santa, Vimieiro.

A adega da Mainova, onde se fazem visitas, provas e showcooking.

A sala de provas de vinhos da Mainova.

Por aqui, cultivam-se variedades mais comuns ao terroir alentejano, como Antão Vaz, Arinto, Alicante Bouschet ou Touriga Nacional, mas também outras menos óbvias, que vêm “refrescar” o resultado final. Casos da Baga, da Bairrada, que vem “equilibrar o calor do Alentejo” com a sua “acidez natural”. Mas também da Encruzado, quase exclusiva do Dão, na estreia do enólogo a trabalhar esta variedade, que traz à textura alentejana uma “personalidade aromática”.

Pela herdade, é imperativo passar pela adega, com fachadas revestidas a cortiça, onde se fazem visitas pelas várias salas de produção e se explicam as diversas formas de prensar e trabalhar as uvas, sem esquecer as zonas de estágio em barrica e a sala de provas de vinhos e azeites, com tábuas de queijos e enchidos (com preços variados, a partir dos 20 euros/pax). Estas e outras experiências ligadas ao enoturismo ficam a cargo do projeto Wine Art Gallery Mainova, que inclui ainda showcookings, refeições vínicas, piqueniques à sombra de oliveiras, passeios pelas vinhas e pelo olival, entre outras atividades. Para ajudar a encurtar a distância, a loja online também entrega em casa as gamas Mainova, Moinante e Milmat (reservas), com rótulos onde se homenageia a mulher no campo ou o cão da herdade.

O novo projeto vínico conta com a colaboração do enólogo António Maçanita.

Bárbara Monteiro, responsável pela nova marca de vinhos.

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