Lágrima: Neste bar no centro do Porto só cabem vinhos nacionais

No Lágrima Wine Bar só há vinhos nacionais. (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)
Dezenas de vinhos nacionais compõem a carta e as prateleiras do Lágrima, um wine bar que nasceu com a intenção de partilhar o que de melhor se faz no país.

No Lágrima Wine Bar, de portas abertas desde abril, só há lugar para vinhos nacionais, a descansar nas prateleiras dos grandes armários em madeira que forram uma das paredes, reaproveitados da antiga loja de malas que ali funcionou.

O projeto tem assinatura de dois irmãos, Ana e Nuno Ribeiro. Ela com larga experiência em catering e ele com o sonho antigo de abrir um bar voltado para a cidade. «Sou do Porto e queria fazer um bar para pessoas daqui, com bons vinhos portugueses e bons produtos, mas não sendo proibitivo em termos de preços», explica Nuno.

Tábua mista (Fotografia: Pedro Kirilos/GI)

Para servir a copo há sempre três referências à escolha, a partir de 3 euros, e que vão alternando de entre uma seleção que atravessa todo o país, de Trás-os-Montes ao Alentejo, ainda com vantagem para o Douro. Há espaço para tintos, brancos, rosés e espumantes, e também um lugar privilegiado para os vinhos do porto.

Para um serão entre amigos mais vale pedir a garrafa e juntar alguns petiscos, como as tábuas. Entre as mais pedidas está a mista, com enchidos transmontanos, queijos nacionais e internacionais, que chegam da Queijaria do Almada, ali muito perto, e ainda pesto, mel, azeite e pão.

Para estar um lugar mais intimista, basta subir ao mezanino, com sofás e vista alargada para a sala e para a parede forrada a retratos. Ao centro destaca-se o dos avós de Ana e Nuno, mas também de vários artistas da música. É o caso da fotografia de Jimi Hendrix a beber Mateus Rosé e uma outra da Amália Rodrigues, que em parte inspirou o nome do bar, com o seu fado ‘Lágrima’. «Também pensamos nas lágrimas que escorrem pelo copo de vinho», esclarece Nuno.

Nem tudo é vinho
Na carta de bebidas também há cervejas artesanais, nacionais e internacionais, cocktails, gin, whiskey, vermute e vários licores.

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.

Leia também:

Porto: Onde beber um copo de vinho ao final da tarde
Páteo das Flores, o novo wine bar no centro do Porto
Novo museu de Gaia tem mais de 500 vinhos (e não só)




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend