José Domingues, fazer vinho “com o coração nas mãos”

Enólogo José Domingues na Quinta das Fontes, onde é responsável pela enologia. (Fotografia de Igor Martins/Global Imagens)
Autor de vinhos que realçam a essência da casta e o terroir, José Domingues quer criar emoção a quem os bebe. Terrunho é o seu projeto mais pessoal, feito “com o coração nas mãos”.

Fez parte da infância de José Domingues brincar com o irmão entre vinhedos, conviver com a terra e a agricultura na sua terra-natal. “Monção não tinha indústria, a única atividade era a agrícola e sempre foi um complemento para a minha família”, lembra o enólogo que hoje se dedica a fazer vinhos em que quer destacar essa relação com a terra.

“Aprendi muito de forma empírica, mas comecei a achar que faltava a parte da transformação agroalimentar”, conta. Por isso, foi Engenharia Agroalimentar, em Santarém. A primeira experiência foi ainda a sul, em Almeirim, e depois teve a oportunidade de trabalhar com Anselmo Mendes, na altura em que o enólogo estava a revolucionar a região.

Fez parte da equipa da Provam, passou pelo Soalheiro e outros projetos, no Minho e na Galiza. Estava-se, então, a tentar alterar a percepção sobre a região. “Era quase uma diretriz que o vinho fosse leve, fresco e com um pouco de gás. Nós queríamos fazer o contrário – porque se corria o risco de os vinhos terem todos o mesmo perfil – e isso levou-me ao desafio de trabalhar vinhos com madeira, estruturados, com mais corpo e potencial de guarda”, diz.

Em 2017, lançou os seus primeiros vinhos do seu projeto Terrunho. Vinhos pensados para comunicarem “o terroir e a casta mais do que a vinificação”. São “mais rústicos, artesanais, fazem lembrar um bocadinho a falta de tecnologia de alguns anos atrás”. A casta alvarinho é privilegiada. E com ela já produziu três referências, entre elas um espumante bruto. A ideia é agora expandir para outras sub-regiões e explorar a essência de outras castas. Continuar a fazer vinhos “com o coração nas mãos”, como diz o próprio. “Dou muito de mim, por ter nascido aqui. A parte romântica do trabalho acontece quando desperto alguma coisa diferente, uma emoção intensa, uma surpresa, porque os vinhos são parte de nós”.

Assinatura em diversas quintas
José Domingues é o enólogo consultor de várias quintas da sub-região Monção e Melgaço. Entre elas a histórica Quinta de Santiago, o Solar de Serrade, também conhecido por ser um espaço de turismo rural, ou a Quinta das Fontes.

José Domingues
Terrunho d’Alma
Web: terrunhowine.company.site (site e loja online)
FB: facebook.com/terrrunhowine




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend