Guia para saber o que comer no Porto Beer Fest

Está a chegar a segunda edição do Porto Beer Fest, o festival portuense dedicado à cerveja artesanal onde se festeja também a (boa) comida de rua.

Para acompanhar as mais de 200 cervejas que estarão à prova na segunda edição do Porto Beer Fest, há 18 propostas de comida de rua. Entre a próxima quarta-feira, dia 14, e domingo, dia 18, o festival dedicado à cerveja artesanal toma conta do jardim do Palácio de Cristal para mostrar o que os cervejeiros portugueses (e não só) andam a fazer.

Este ano, a organização aumentou as propostas de street food, havendo mesmo algumas estreias estrangeiras, como é o caso do Sambarilove (de Barcelona), projeto do cozinheiro carioca Rodrigo Guimerà que traz a sua carrinha da Catalunha repleta de sabores brasileiros, como caldo de feijoada, picanha burguer ou mousse de caipirinha. Um repetente na festa é o projeto galego, de Santiago de Compostela, Laconlover. O lacón – produto tradicional da cozinha galega – é o pernil do porco que pode ser servido de diversas formas. Aqui, é servido assado, em forma de hambúrguer, cachorro e com fusão de sabores asiáticos e mexicanos. Da Lourinhã vem um projeto inovador de cozinha criativa com preocupações de sustentabilidade. Vai à Fava! aposta em produtos sazonais e locais e no Porto Beer Fest vai servir sabores mexicanos, como tacos de frango e nachos (além de opções vegetarianas). O portuense Comida de Rua, que tem o seu espaço no Mercado de Matosinhos, estará presente com as suas sanduíches de autor e wraps. Quem gosta de carne argentina pode contar com o La Boca, projeto lisboeta que se dedica a servir carne grelhada, destacando-se o prego de picanha.

Doces, também os haverá. O Zé da Tripa vem de Aveiro para servir a sua já famosa bolacha americana recheada com chocolate, ovos moles e outros cremes doces. A Amorefrato – geladaria que encerrou as suas portas na Baixa portuense no início deste ano – vai voltar em formato ambulante com os seus gelados e crepes.

Haverá também crepes e cupcakes de Espanha, com La Pirulina, batatas fritas da Porto Chips, bifanas do Olha a Bifana, salsichas alemãs do Maria Wurst, sandes de porco da Camionete, e a lista continua. O festival tem uma vasta programação que engloba degustações, provas comentadas, masterclasses muita animação com concertos e DJ.

Porto Beer Fest
Jardins do Palácio de Cristal
Rua Dom Manuel II
Dias 14 e 16, das 17h00 à 01h00
Dias 15 e 17, das 13h00 à 01h00
Entrada livre (copo: 3 euros)

Leia também:

10 planos para o fim de semana no Porto
Madriguera: um refúgio dos petiscos na baixa do Porto
Um mês de cerveja a 1 euro no Mercado de Campo de Ourique