Garrafeira criativa para beber com entusiasmo na Bonita Concept Store, no Porto

A Bonita Concept Store mudou de figura. Projeto da sommelier e empreendedora Mina Torres, esta loja na Rua Mártires da Liberdade, Porto, continua a mostrar produtos nacionais, estando agora mais focada nos vinhos, com uma renovada garrafeira feita de preciosidades de pequenos produtores

Mina Torres é uma mulher inquieta. Pouco tempo depois de ter deixado o seu anterior projeto em Cedofeita, o Pátio das Marias (que continua a funcionar com a antiga sócia), aventurou-se a abrir uma outra loja. “Aquilo era muito giro, mas eu sou hiperativa, empreendedora, desenho um projeto hoje e faço amanhã, porque não tenho medo”, conta com um entusiasmo contagiante, enquanto mostra as novidades da Bonita Concept Store.

Aberto desde 2022 na Mártires da Liberdade, rua famosa pelas lojas de antiguidades, o espaço começou por mostrar o que se faz por cá no vinho, louça, decoração, vestuário. Mas no início deste ano, a sua inquietude levou-a a fechar portas durante três meses para reformular o projeto. Não que tenha alterado muito o conceito, até porque tudo o que se encontra dentro da loja (incluindo muitas antiguidades) está à venda, como antes.

Mas agora, o que mais chama a atenção é a garrafeira, instalada numa estante pensada por ela e desenhada e produzida com ferro de construção pela artista Tânia Andrade. Ocupa toda a parede e tem uma escada móvel. “A estante é delicada e fina, não enche nada a casa e os clientes adoram.”

Sommelier há 30 anos, Mina criou o projeto com o marido Torres Teixeira, que trabalhou na Symington, e Diego Arrazola, sommelier que trouxe do Pátio das Marias. “Aqui, continuamos a partilhar os nossos conhecimentos, a mostrar as tradições, os enchidos, queijos e vinhos. Fazer isto é uma forma de ser feliz.”

Com uma mesa familiar no centro – com cerca de 100 anos – o espaço quer responder aos muitos pedidos de provas de vinhos que recebiam. Fazem degustações e provas guiadas para os clientes aprenderem mais sobre vinho português e tudo à volta. A garrafeira tem já à volta de 300 rótulos e não é de todo tradicional. Mina gosta principalmente dos pequenos produtores que fazem vinhos diferenciados, de pouca intervenção. “Hoje as pessoas procuram vinhos mais magros, com boa acidez, já não gostam tanto dos vinhos com muita madeira e untuosidade, até porque os hábitos alimentares também mudaram.”

As provas devem ser marcadas pelo menos no dia anterior, diretamente na loja ou na página de experiência que criaram no Airbnb. Mas quem quiser apenas beber um copo de passagem e petiscar também pode. “Temos um abatedor de temperatura que refresca uma garrafa em três ou quatro minutos”, diz. Todas as referências estão disponíveis a copo, variando os preços. O que não varia é o entusiasmo e carinho com que recebem toda a gente que por lá passa.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua dos Mártires da Liberdade, 19, Porto (Baixa)
Telefone
960 192 620
Horário
Das 10h30 às 20h30, de segunda a sábado. Encerra ao domingo.


GPS
Latitude : 39.3999
Longitude : -8.2245




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend