Fernando Melo: 6 vinhos para passar a Páscoa em beleza

Fernando Melo sugere 6 vinhos para ter na mesa de Páscoa. (Fotografia: Rui Manuel Fonseca/GI
Seis vinhos para acompanhar seis pratos e doces da mesa pascal.

No calendário litúrgico, representa o início de um novo ano e tudo o que é primícias aprimora-se e põe-se na mesa. Tradicionalmente, convoca-se a família e partilha-se o melhor que se tem na cave e na despensa. Este ano a Páscoa é especial, sabemo-lo bem, mas há que permanecer e honrar a data, nem que seja a sós. E como é tradicional na Evasões, desafio gastronómico algum fica sem resposta. Aqui estão algumas pistas para não se perder nas possibilidades e não ficar sem ideias para a grande festa da Passagem. Boas provas! Boa Páscoa!

 

# Cabrito
18,5 – Chão da Quinta Signature Reserva Dão tinto 2015 (14%) | Chão de São Francisco – 22 euros
100% Touriga Nacional. 12 meses em barricas de carvalho francês Allier. Está aqui um grande vinho do Dão, produzido num dos melhor anos de sempre, feito sob a orientação de um grande enólogo, Carlos Silva. A elegância que só o Dão consegue oferecer, a resolver na perfeição o cabrito assado bem temperado, com a assessoria vegetal que merece e que a época pede.

# Borrego
17,5 – Quinta do Gradil Viosinho Lisboa branco 2018 (13%) | Quinta do Gradil – 10,50 euros
Fermentação em barricas usadas, extracção na vinificação muito contida e perfeitamente controlada. A casta é mais conhecida pelo Douro do que pelas latitudes mais baixas, mas o terroir magnífico desta propriedade única gosta de abraçar desafios assim, em vinhos brancos. Corte belíssimo do borrego assado, equilíbrio em todos os momentos da refeição.

# Bola de carne
17 – Mãos Reserva Douro branco 2016 (13%) | Mãos & Irmãos – 16 euros
Rabigato (40%), Viosinho (30%), Gouveio (20%) e Códega do Larinho (10%). Fermentação e estágio de 10 meses em barricas novas de carvalho francês. Uma fórmula particularmente feliz para um branco duriense, graças à altitude e ao talento de quem o faz. A componente lêveda da bola de carne encontra parceira na acidez pronunciada do vinho, enquanto a charcutaria sossega nos braços da frescura geral do vinho.

# Pão-de-ló
17,5 – Quinta de Chocapalha Chardonnay Lisboa branco 2019 (12,5%) | Casa Agr. Mimosas – 9 euros
Há-de aparecer um dia a explicação científica da simpatia do nosso pão-de-ló tradicional – seco, feito em forno de lenha – e a casta Chardonnay – e a casta Chardonnay. Amanteigados, fumados e notas de fruta branca confitada casam maravilhosamente com a que é talvez a casta branca mais universal do planeta. O terroir de Chocapalha acentua-lhe as notas fumadas e de confeitaria.

# Doces de amêndoa
18 – Preguiça 20 Anos Porto (20%) | António Fraga – 45 euros
Engarrafado em 2019. Só se produz em anos especiais. Sugestões de nozes e amêndoas secas e ao mesmo tempo guloso, a mostrar notas de bombom de cassis. Funciona na perfeição com toda a doçaria à base de frutos secos que se põe na mesa pela Páscoa, desde as amêndoas torradas de Moncorvo até ás tartes de amêndoa que os lares portugueses aprontam e aprumam.

# Chocolate
18,5 – Kopke 10 Years Old Tawny Porto (20%) | Sogevinus – 21 euros
Vinho fascinante, consegue um primeiro contacto vibrante e fresco, e abre as portas de par em par para galerias sucessivas de prazer. Complexidade invulgar para um 10 Anos, perfeito para a exploração de mousses à base de chocolate, pralinés de amêndoas e avelãs e bolos de chocolate copiosos, com ganaches equilibradas. Excelente relação preço/qualidade.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend