5 vinhos rosés ideais para acompanhar petiscos no verão

Piscina e esplanada, petiscos e convívio, substanciais de peixe e marisco, ou o simples copo ao final do dia. O verão pede tudo isto, pelo que a época é mais do que propícia para puxar da garrafeira um vinho multiusos que rime que calor e faça boa figura em todas estas situações.

Está bem que para um português o pratinho e o garfinho são imprescindíveis na prática petisqueira, o finger food vai pouco além do rissol e do croquete, mas gostamos de abancar – ou seja sentar – e passar uma horita com um pica-pau à frente, uns carapaus alimados, ou umas gambas com alho, em boa companhia. A taberna é a excelência popular do convívio e é esse espírito que nos anima e leva a convidar amigos lá para casa.

A seguir ao petisco almoça-se ou janta-se mas não é por ser necessário, é de sempre levar-se a refeição até ao fim. O vinho rosé tem na petisquice tido pouco ou nenhum protagonismo, mas com os bons exemplos que há no mercado até um pratinho de caracóis vira manjar dos deuses. Uma vez mais,
temos o rosé a assessorar tão bem o peixe quanto a carne, tão bem os fritos quanto os estufados. Muito por onde escolher e dar largas à criatividade. Do ovo cozido ao torresmo, passando pelos escabeches e maioneses, é um desenrolar grande de soluções.

 

Leia também:

7 vinhos para chamar o calor da próxima estação
Estas praias vão ter vinhos do Tejo a copo (e gratuitos)
5 brancos, tintos e rosés perfeitos para um jantar a dois




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend