Neste bar pode beber-se cerveja sentado numa Harley

Há cervejas e hambúrgueres, rock a sair das colunas e espírito motard, em Oliveira de Azeméis. No bar Emblemático & Original - que também é restaurante e loja de motas Harley Davidson - entra-se em território americano.

Por ali pode tomar café ou beber uma das 70 variedades de cerveja de todo o mundo sentado numa Harley Davidson que pode comprar, ou não estivessem elas espalhadas por todo o bar. Até em cima do balcão, em forma de U, de onde também saem petiscos, hambúrgueres e pratos de vários países. Há entrecosto à americana, hambúrgueres em que os ingredientes – como o queijo e a cebola – estão todos dentro da carne, tapas kornchicken, bufalo wings, quesadillas ou tamahawks. Para adoçar a boca, há milkshake com gelado e oreo, mousse de nutella ou broas doces.

No bar Emblemático & Original há toda uma carta a descobrir, cheia de influências americana e venezuelana. Já Portugal está mais representado nos vinhos, que servem a copo, e que estão à vista numa garrafeira com mais de 50 referências. Fica mesmo ao lado de um mapa onde os visitantes colocam pins. Nuno Castro e o tio, amantes de comida do mundo e de Harleys, recebem gente de todo o país, e até de fora, que vêm de propósito para conhecer o espaço. «Não há nada do género em Portugal, para quem gosta deste estilo de motas. É um espaço sem preconceitos», explica Nuno, proprietário do bar.

O espírito americano está por todo o lado, até nas casas de banho. Numa coluna do centro, um tributo a Elvis Presley. Lá ouvem-se discos de rock, que vão desde os anos 50 aos 80, e também se compram acessórios e vestuário motard. Todas as Harley – também há Triumph – expostas estão para venda, incluindo algumas de coleção. A mais antiga é de 1937, está à entrada, mesmo por baixo de uma fotografia de grande escala que retrata uma aula de mecânica.

A parede de tijolo de burro e as madeiras que vão desde o chão ao teto são, aliás, inspiradas nas oficinas americanas de Harley dos anos 20. Na decoração há até duas bombas de gasolina que estiveram na famosa Route 66. «Sim, são verdadeiras», diz Nuno, que se lembra de aos 12 anos já andar em cima de motas. Foi influência do tio, com quem abriu o espaço em maio, construído de raiz. «Mais do que um negócio, é uma paixão», confessa.

Às terças, o bar promove encontros de quizz, às quintas poesia e aos sábados há sempre festas temáticas com concertos. É o caso da dos anos 1960, onde têm um barbeiro à moda antiga a trabalhar, ou da festa rock em que recebem uma tatuadora.

Partilhar
Mapa da ficha ténica
Morada
Rua Dr Simões dos Reis, nº 242, Oliveira de Azeméis
Telefone
914089643
Horário
Terça a domingo das 10h30 às 23h45. Sextas e sábados até à 01h00.


GPS
Latitude : 40.8382953
Longitude : -8.47426919999998

 

Leia também:

Um restaurante palacete em São João da Madeira
As novas pizas de Aveiro têm nome de máfia italiana
Aveiro: um bar com vista para a ria e festas «sunset»