Vinhos voltam a estar à prova no Palácio da Bolsa

É já quinta-feira que os vinhos regressam ao Palácio do Bolsa, no Porto, para quatro dias de provas. Na sua 14ª edição, a decorrer até domingo, 26, a Essência do Vinho terá disponíveis 3 mil referências de 350 produtores, em prova livre, e várias provas por inscrição - entre as quais de vinhos do século XIX.

Em prova livre, há vinhos nacionais de diversas regiões e também estrangeiros. Paralelamente, vão decorrer 19 provas comentadas por especialistas, três harmonizações enogastronómicas, entre elas entre vinhos e chocolate e quatro conversas didáticas sobre vinho.

O Brasil vai estar em destaque com uma prova de queijos e vinhos de Minas Gerais e outra de espumantes e vinhos brasileiros Era dos Ventos, do Rio Grande do Sul, com a presença do produtor. Os vinhos centenários estarão também em destaque. No primeiro dia, dois vinhos da Casa Barbeito, da Madeira, cuja produção remonta ao século século XIX, integram a programa «Barbeito: vinhos da Madeira à prova do tempo».

Ainda no dia de abertura, durante a manhã, será promovida a prova «TOP 10 Vinhos Portugueses». Esta, que não está aberta ao público, irá contar com a presença de 40 jornalistas, críticos de vinhos e sommeliers de 12 nacionalidades.

Os 60 vinhos – pré-selecionados pela revista WINE – serão avaliados por este júri internacional. Os brancos, tintos e fortificados que alcançarem as classificações mais altas nesta prova constituirão o «TOP 10 VinhosPortugueses», a divulgar durante um jantar na Feitoria Inglesa, sexta-feira, dia 24.

 

Informação

23 a 26 de fevereiro – Dia 23, das 15h00 às 20h00; dias 24 e 25 até às 21h00; dia 26 até às 19h00.
Web: www.essenciadovinhoporto.com
Para um dia: 20 euros (bilheteira online até às 15 horas do dia 22); 25 euros (bilheteira no local do evento)


 

Leia também:
Sete vinhos de norte a sul a não perder de vista em 2017
Quinta em Monção com vinho, chocolate e chá
Restaurante-bar lisboeta serve vinho topo de gama a copo

 

Algo está a fazer com que o sistema não consiga mostrar a ficha ténica desejada. Pedimos desculpa pelo incómodo.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend