Espumantes que vão bem com pratos de carne

O crítico Fernando Melo sugere dez espumantes para entrar no novo ano. (Fotografia: DR)
O universo carnívoro está normalmente vedado aos espumantes por uma estranha e preconceituosa determinação, mas a Evasões quer propor-lhe experiências que vão abrir de par em par as portas dessas galerias menos visitadas.

Mais do que apenas um vinho de perfil gasoso e fresco, o espumante tem características e aptidões gastronómicas que surpreendem mesmo a pessoa mais experiente, ombreando na força e na frescura até com tintos. O universo carnívoro está-lhe normalmente vedado por uma estranha e preconceituosa determinação e nós queremos propor-lhe experiências que vão abrir de par em par as portas dessas galerias menos visitadas. De olhos bem abertos, vai render-se às delícias de aligeirar pratos que com outro estilo de vinho seriam pesados, e render-se a outros que nunca teria provado se não fosse com espumante.

 

Iniciação

 

Arca do Vez Loureiro blanc de blancs Verde 2019 (12%)| Ad. Coop. Ponte da Barca
A Adega de Ponte da Barca soube reinventar-se e criar perfis inéditos, que vão ao encontro do gosto moderno, mantendo o registo clássico que caracteriza o mercado usual. Este espumante tem representa tudo isso, e além disso é baseado na casta Loureiro, numa vinificação que lhe preserva as virtudes e a torna apto para a mesa. Perfeito para cozinhas exóticas.

CLASSIFICAÇÃO EV: 16
PREÇO: 10 euros
PRATO: Caril de frango à goesa


Quinta do Encontro Bairrada Bruto branco N/V (12%) | Global Wines
Bical, Baga e Arinto. Estágio de 12 meses em cave. É um blanc de blancs de truz, composto por três das mais expressivas castas nacionais, harmonizadas com mestria. Já utilizei este espumante para acompanhar bife com pimenta algumas vezes e o resultado foi mais que satisfatório em todas elas. Igual sucesso com carnes grelhadas.

CLASSIFICAÇÃO EV: 16,5
PREÇO: 8 euros
PRATO: Churrasco de carnes e enchidos


Terras do Demo Malvasia Fina Távora-Varosa branco 2016 (12%)| Coop. Agr. Távora
Estágio superior a um ano. Espumante com uma bela evolução amigo de peixes e mariscos sem muita intervenção culinária, a pedir o umami latente numa boa peça de mar, para a partilha em família. As evocações salinas do vinho encontram parceria forte em peixes de bitolas maiores, condicionados apenas pela vida em constante movimento pelo oceano fora.

CLASSIFICAÇÃO EV: 16
PREÇO: 8,5 euros
PRATO: Ervilhas com chouriço e ovos escalfados


 

 

 

Confirmação

 

Quinta das Bágeiras Bruto Bairrada branco 2013 (12,5%) | Mário Sérgio Nuno
100% Maria Gomes. Mário Sérgio Alves Nuno tem duas marcas aparentemente contraditórias mas que nele são sinal de harmonia. Por um lado é francamente criativo, a ponto de ir totalmente contra as regras estabelecidas, por outro tem a preocupação da obediência ao antigo e que é de sempre. Este espumante corporiza sua preocupação com a gastronomia local e serve-a bem.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 12 euros
PRATO: Leitão assado à Bairrada


Lopo de Freitas Bairrada branco 2014 (12%) | Caves Solar S. Domingos
Cerceal (70%) e Chardonnay (30%). Vinho capaz de responder a praticamente todos os desafios de harmonização, se não entrarmos nos estufados longos de caça. Perfil cheio de personalidade, a mostrar até tonalidades terra de cogumelos frescos e tomate maduro. Particularmente apto a cozinhas étnicas como a indiana, chinesa ou vietnamita.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 19 euros
PRATO: Galinha com amêndoas


Murganheira Millésimé Távora/Varosa bruto branco 2008 (12,5%) | Soc. Agr. Com. Varosa
Pinot Noir e Chardonnay. Vinho de grande talante enológico, que continua no pleno da forma apesar da sua considerável idade. Tem um grupo de amargos que torna particularmente vibrante a sua prova, e é fácil perceber-lhe vocações gastronómicas diversas. Pede pratos pesados e gordos para melhor mostrar os seus trunfos.

CLASSIFICAÇÃO EV: 19
PREÇO: 21 euros
PRATO: Capão à Freamunde


Ousadia

 

Pedra Cancela Dão bruto branco 2015 (12%) | Lusovini
A ousadia aqui proposta é a de optar por um espumante que a menos que se prove nunca se vai perceber o grande alcance que tem à mesa. Muito boa afinação entre bolha, acidez, estrutura, graças a um trabalho ao longo de todo o ciclo que fez pronunciar a complexidade. Surpreendente sobretudo para o preço.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 12 euros
PRATO: Rabo de boi estufado


Caves São João 100 Anos de História Bairrada branco 2015 (12,5%) | Caves S. João
100% Pinot Noir. Marco biográfico na vida de uma das mais reputadas casas bairradinas, palco de inovações e revoluções enológicas marcantes. Escolheu um blanc de noirs muito especial para encerrar os festejos do centenário. Ligeiramente nacarado na cor, o perfil de branco está bem presente, em contraponto com um corpo notável, de forte aptidão gastronómica.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 40 euros
PRATO: Magret de pato


Casa de Santar Vinha dos Amores Bruto Dão branco 2014 (12,5%) | Global Wines
100% Touriga Nacional. Uvas provenientes de um só talhão de vinha. Estágio superior a 24 meses em cave e 3 meses em garrafa. Vinho cheio de nuances de sabor, pendor tânico apesar de equilibrado, capaz de superar desafios complexos à mesa. Dá muito prazer a beber com estufados e pratos de forno.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 28 euros
PRATO: Perdiz estufada com castanhas

 




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend