Espumantes que combinam com sobremesas

Conheça os espumantes que são a companhia certa para as sobremesas. (Fotografia: DR)
A guloseima faz parte da vida e o espumante puxa à guloseima. Altura boa para rever a matéria, tomando nota destes espumantes ideais para acompanhar com sobremesas.

De uma forma ou de outra, espumante e sobremesa sempre conviveram de muito perto, em festas de aniversário, num final de tarde ou mesmo num lanche de amigos. Não é contudo muita a atenção dada a pormenores de estilo, temperatura e composição, quando chega o momento de consumo. Nada de grave, convenhamos, mas é sempre de lamentar de uma boa experiência não se tirar o máximo partido e a parafernália conventual, caseira e de chocolate que pomos na mesa merece tanta ou mais aplicação dos sentidos que a refeição inteira. A guloseima faz parte da vida e o espumante puxa à guloseima. Altura boa para rever a matéria.

 

Iniciação

 

Qta dos Abibes Reserva Extra Bruto Bairrada branco 2016 (12,5%)| Quinta dos Abibes
Arinto (50%) e Baga (50%). Doze meses de estágio. O trabalho consistente e persistente de Francisco Batel Marques tem vindo a produzir paulatinamente uma gama interessante de vinhos, e este espumante que acaba de entrar no mercado demonstra-o bem. Presta-se a diversas harmonizações felizes e as sobremesas caseiras não são excepção.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 11 euros
PRATO: Pudim de ovos.


Aliança Baga Bairrada Reserva branco 2017 (12,5%) | Bacalhôa
100% Baga. As características deste espumante, particularmente bolha muito fina e boca copiosa, aproximam-no muito do património da doçaria. Chocolate de leite e receitas não demasiado doces irão bem com ele. Relação qualidade-preço bastante boa, é o vinho indicado para fazer as suas próprias experiências sem pesar muito na carteira.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 7 euros
PRATO: Arroz doce.


Quinta Poço do Lobo Arinto & Chardonnay Bairrada branco 2014 (12,5%) | Caves S. João
Arinto e Chardonnay. Oito meses de estágio. Um blanc de blancs acessível e de muito boa qualidade. Acidez penetrante mesmo nos cremes mais compactos da doçaria, consegue resolver frutas frescas, frutos secos e recheios com total facilidade. Agiganta-se com doces mais compactos, onde os outros vinhos soçobram.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 8,5 euros
PRATO: Ovos moles


Confirmação

 

Ataíde Semedo Millésime Bruto Bairrada branco 2017 (12,5%) | Ataíde Semedo
Cerceal (40%), Bical (40%), Chardonnay (10%), Pinot Noir (10%).

24 meses de estágio. Perfil muito equilibrado e harmonioso e ao mesmo tempo vigoroso, dado ao ataque. É normalmente com espumantes assim que se consegue a melhor eficácia na harmonização de queijos. Em vez de cobrir, a lógica é mais de “cortar”, com a lâmina da acidez.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 28 euros
PRATO: Queijo Serra da Estrela curado.


Raposeira Super Reserva Blanc de Noirs Távora-Varosa Bruto N/V (12,5%) | Raposeira
Cabe aqui chamar a atenção para o fenomenal e meritório trabalho feito nos últimos anos na Raposeira, na sequência da compra pela Murganheira. Este espumante em particular, é impressionante pela complexidade e pelo sabor que tem, além de livre de todo e qualquer defeito. Trabalha bem coberturas e texturas cremosas como ganaches ou curds,

CLASSIFICAÇÃO EV: 17
PREÇO: 8 euros
PRATO: Bolo de noz.


Sidónio de Sousa Special Cuvée Bairrada Bruto branco 2015 (12,5%) | Dulcínea S. Ferreira
Desenvolveu bastante complexidade em garrafa e tem ainda muito para dar, em termos de longevidade. A boca crocante que mostra inspira por simpatia de texturas a prova de bombons praliné tipo ferrero rocher. Ao mesmo tempo, a força que mostra faz pensar em chocolate preto ou mesmo em cacau puro. Espumante particularmente flexível.

CLASSIFICAÇÃO EV: 17,5
PREÇO: 12 euros
PRATO: Bolo de chocolate


Ousadia

 

Ribeiro Santo Excellence Dão bruto branco 2014 (12%) | Magnum Carlos Lucas
Encruzado e Tinta Pinheira. É um espumante notável, feito por mãos experientes e repeitando a identidade única da região Dão e suas valências à mesa. O papel na harmonização com sobremesas é porventura o menos desempenhado mas não deixa de o desempenhar com brio quando lhe é proposto. A sua estrutura permite-lhe enfrentar sobremesas mais consistentes.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18
PREÇO: 30 euros
PRATO: Blatter tarte


Herdade do Rocim Grande Reserva Bruto Alentejo rosé 2014 (12,5%) | Rocim
100% Touriga Nacional. Solos pouco produtivos de origem granítica e xistosa. Nunca mais se esquece este espumante, depois de o provar pela primeira vez. Marca pelo foco, rigor, e seduz pelo sabor. Trabalho claramente contra a corrente a mostrar mais uma faceta do inesgotável Alentejo. A doçaria conventual é a ligação mais eficaz, com textura firme.

CLASSIFICAÇÃO EV: 18,5
PREÇO: 29 euros
PRATO: Pão de rala


Terras do Avô Madeira Bruto branco 2015 (11,5%) | Seixal Wines
Verdelho da Madeira (89%) e Sercial (11%). O sonho cumprido de Duarte e Sofia Caldeira, pai e filha, de produzir um grande espumante na Madeira. A consultoria enológica de Paulo Laureano, as vinhas em excelente estado e a força de vontade dos dois pioneiros da zona Norte da ilha, foram os factores de sucesso. Classe mundial, sofisticação e frescura.

CLASSIFICAÇÃO EV: 19
PREÇO: 38 euros
PRATO: Pudim do Abade de Priscos.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend