Após dez anos desde a primeira edição em Lisboa, então com a antiga designação de LX Wine Fest, o festival de vinhos conserva o propósito de colocar em contacto produtores, enófilos e profissionais do setor, e está de volta ao Algarve, desta vez ao Centro de Congressos do Hotel D. Pedro Vilamoura. Para celebrar o sucesso do ano passado, Luís Gradíssimo, organizador e responsável do projeto Enóphilo, afirma: “Em 2025 resolvemos aumentar a quantidade de produtores e vinhos em prova”.
Ao todo, a iniciativa terá cerca de 40 produtores e mais de 300 vinhos produzidos de norte a sul. A parceria com a Comissão Vitivinícola do Algarve mantém-se e garante a presença de 16 produtores da região. A organização já partilhou alguns dos confirmados, casos de Hugo Mendes, Joaquim Arnaud, Primado, Quinta dos Abibes, Vinilourenço, Vinhos Desviso, Sul Composto e Casa Santos Lima, entre outros.
O festival acontece no centro de congressos do referido hotel, entre as 15h e as 20h. Os ingressos encontram-se já em pré-venda com 25% de desconto, a 15 euros, mantendo o preço do ano passado, e dando direito a copo e prova livre de todos os vinhos. Terminada a pré-venda, o preço passa para os 20 euros.