Dirk Niepoort lança vinho desenvolvido com o chef Ljubomir Stanisic

Ljubomir Stanisic, chef do 100 Maneiras, em Lisboa. (Sara Matos / Global Imagens)
Depois de terem idealizado alguns vinhos do Douro em conjunto, como o Bicho do Mato ou o Mó, o produtor Dirk Niepoort e o chef Ljubomir Stanisic apresentam agora Sem Maneiras, um DOC alentejano de Portalegre, de 2017.

Foi no verão passado que decidiram voltar a lançar um rótulo, depois do chef do 100 Maneiras ter provado um vinho criado por Dirk em Portalegre. Num jantar em casa de Ljubomir Stanisic, em Grândola, Dirk apresentou três amostras com estruturas diferentes. Procuraram o vinho “mais gastronómico”, que servisse melhor vários pratos do chef.

“Este Sem Maneiras é um primeiro passo para um vinho Niepoort alentejano, mas não demasiado alentejano”, explica Dirk, em comunicado. “É feito a partir de vinhas velhas, de altitude, quase sem madeira, sem extração, numa região que me fascina e que tem um potencial enormíssimo”, diz. “Os vinhos desta região são mais leves, mais frescos e têm uma personalidade muito vincada”.

No Alto Alentejo, entre a planície e a altitude da serra de São Mamede, este vinho reflete tanto o calor do Alentejo como a frescura da Serra. A cor é “aberta e intensa”. No nariz, “tem notas balsâmicas e florais, sobre uma base de frutos vermelhos. Na boca, é redondo, elegante e com um excelente equilíbrio de acidez”.

Dirk Niepoort sugere que acompanhe o prato de polvo que Ljubomir Stanisic tem na carta do seu restaurante.

Mas o Sem Maneiras não é só para quem vai ao restaurante lisboeta. O vinho está à venda nos espaços do Continente em todo o país. O preço recomendado é de 12,99 euros.




Outros Artigos





Outros Conteúdos GMG





Send this to friend