Publicidade Continue a leitura a seguir

Dez vinhos para acompanhar churrascos e refeições ao ar livre

Fernando Melo sugere uma lista de vinhos para acompanhar carnes de churrasco e não só. (Fotografia: DR)

Publicidade Continue a leitura a seguir

Estamos a desconfinar a passos de bebé, o momento pede e merece obediência estrita e total às recomendações de cautela a que todos seguramente damos ouvidos. A primavera contudo está a fazer-se sentir no coração de todos os portugueses, puxando a si a rebentação marítima e dos sentidos. Todos sonhamos com reuniões familiares e de amigos ao ar livre, brasas prontas a receber as melhores preparações e cortes de carne. E ninguém nos pode impedir de sonhar, até mesmo os estufados longos se transformam em manifestos a céu aberto. Vamos às brasas e às primícias do sol! Boas provas!

 

Singular Verdes branco 2018
(13%)
A&D Wines
Vinhas velhas, parte das quais de ramada, cerca de 80 anos. Fermenta 15% em barrica, o restante em inox, com batonnage. Estamos mesmo em cima da transição entre os vinhos verdes e o Douro, que por isso mesmo se chama informalmente Douro Verde. Grande complexidade, enologia brilhante, excelente para umas boas tripas à sombra.

Preço: 10 euros
Classificação Evasões: 17,5

 


Pousio Alicante Bouschet
(15%)
Casa Agr. HMR
100% Alicante Bouschet. A casta tem-se revelado estruturante nas muitas e boas declinações nas latitudes alentejanas, e hoje é considerada com total justiça uma casta portuguesa. Este vinho surpreende pelo lado salino e claramente atlântico que apresenta. Combinação genial para um ensopado de borrego ou uma carne de porco com amêijoas.

Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 17


Quinta do Noval Colheita Tawny Porto 2007
(21%)
Quinta do Noval
Os tawnies desta propriedade única não conseguiram ainda chegar ao conhecimento dos enófilos amantes do vinho do Porto, mas mais tarde ou mais cedo vai acontecer e vamos todos render-nos a eles, tanto ou mais que aos extraordinários ruby vintages que são a bandeira dessa categoria. Atreva-se e experimente este vinho com um caril de frango à goesa.

Preço: 52 euros
Classificação Evasões: 18,5


Quilate Touriga Franca Reserva Douro tinto 2017
(14,5%)
Enoinov
100% Touriga Franca, uvas da Quinta do Muro, em Canelas. Vinificado em lagares de granito com controlo de temperatura. 50% do lote estagiou, 6 meses, em barricas novas de carvalho francês. Estrutura muito delicada e fina mas forte como o aço. Excelente para cabrito grelhado com piripíri.

Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 17,5


Plátanos Syrah Lisboa tinto 2013
(14,5%)
Casa Agr. Visconde Merceana
100% Syrah. Maceração pós-fermentativa de 18 dias. Estagiou seis meses em barricas de carvalho francês. Ambiente olfativo e de boca geralmente balsâmico, notas de tapenade de azeitona e mentolados expressivos, pouco usuais num mesmo vinho. Comprimento de prova impressionante. Pede rosbife a céu aberto.

Preço: 19 euros
Classificação Evasões: 18


Coleção Privada DSF Malbec Setúbal tinto 2017
(13,5%)
JM Fonseca
100% Malbec. Pisa a pé em lagares circulares de inox. Tipicidade da casta que lhe está na origem, com notas de fruta de arbusto cozida sobre um fundo tânico que se faz sentir na boca. Equilíbrio em todas as fase da prova. Excelente com carnes grelhadas no carvão.

Preço: 15 euros
Classificação Evasões: 17


Sudd Arinto Reserva Bairrada branco 2019
(13,5%)
Sudd
100% Arinto. Fermentação parcial em barricas de carvalho francês, o restante em inox. Assinatura enológica de Osvaldo Amado, um dos grandes artífices da casta Arinto, especialmente nos terroirs bairradinos. Brilhante com codorniz grelhada com melancia.

Preço: 12 euros
Classificação Evasões: 17,5


Peripécia Merlot Lisboa 2017
(14,5%)
Cerrado da Porta
100% Merlot, vinha de encosta virada a sul. É um dos raros exemplos da casta em Portugal, o que é bizarro, dada a vocação clara para carnes grelhadas que consegue mostrar. O talento enológico de Alexandra Mendes é a garantia da forte expressividade. Ideal para churrasco misto.

Preço: 10 euros
Classificação Evasões: 16,5


Desnível Reserva Douro tinto 2019
(14,5%)
AJ Lopes Pinto
Vinhas velhas de socalcos a 500m de Touriga Franca e Rufete, vinha nova a 350m de patamares de Touriga Nacional. Estagiou 12 meses em barricas de carvalho francês. O vinho mostra-se muito uno e fino, integração perfeita da barrica e mineralidade pronunciada. Brilhante para picanha nas brasas.

Preço: 13 euros
Classificação Evasões: 17,5


Quinta de Chocapalha Viosinho Lisboa branco 2019
(12,5%)
Casa Agr. Mimosas
100% Viosinho. Vinha com cerca de 15 anos, pela primeira vez representada num monovarietal da casa, até agora marcando contudo presença nos lotes de vinhos brancos Chocapalha. Provém do Douro, mas aqui encontra maior expressão floral e salinidade acrescida, fruto da proximidade do Atlântico. Resulta muito bem com alheira grelhada.

Preço: 9,5 euros
Classificação Evasões: 17